2010/06/01

Fórum em Campos debate educação superior

Hoje e amanhã a Diretoria de Educação Superior (DESUP) da Fundação de Apoio a Escola Técnica promove o IV Fórum de Realidades e Perspectivas da Educação Superior Faetec, que será realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos.

O Fórum será aberto daqui a pouco, às 13h, com participação do secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, do presidente da Faetec, Celso Pansera, da vice-presidente Educacional da Faetec, Maria Cristina Lacerda, do diretor de educação superior da Faetec, Fernando Mota, e demais representantes das unidades locais da Fundação.

Em seguida, serão promovidos painéis de debates. O primeiro terá como tema A necessidade de se ampliar a educação superior no Rio de Janeiro , considerando as especificidades das diferentes regiões do estado: a importância da interiorização dos Institutos Superiores e será apresentado pelo reitor da UENF, Prof. Dr. Almy Junior Cordeiro de Carvalho.

Serão abordados também: A integração ensino, pesquisa e extensão: conquistas e perspectivas futuras, com o professor do Instituto Superior de Tecnologia-Rio, Ronaldo Goldschmidt eProposta de ampliação do ensino superior tecnológico para as diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro, com o diretor da DESUP/Faetec, Fernando Mota.

O superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro discorrerá sobre Vocações econômicas do estado do Rio de Janeiro e respectivas demandas de formação profissional tecnológica. As demandas e expectativas da atividade industrial do Rio de Janeiro em relação à educação profissional tecnológica serão delineadas pelo presidente do Conselho Regional do Noreoste Fluminenese da FIRJAN, Antonio Carlos Anzolin Boechat. E as Propostas para os Centros de Referência de Formação de Profissionais de Educação no Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (ISERJ) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) serão apresentas por suas diretoras, Sandra Santos e Angela Maria Sanges de Alvarenga Rosa, respectivamente.

E, encerrando o primeiro dia de atividades, representantes da União Estadual dos Estudantes (UEE), da Federação dos Estudantes de Itaperuna e Campos e dos Diretórios Acadêmicos dos Institutos Superiores de Educação (ISE) e Institutos Superiores de Tecnologia (IST) farão um painel sobre A manutenção do aluno na escola: estratégias para evitar a evasão.

Na quarta-feira, o representante do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Prof. Dr.Luiz Augusto Caldas Pereira, falará sobre O financiamento da Educação pelo estado: A importância de não se concentrar recursos em determinadas áreas; a implementação de parcerias entre os Institutos Federais (IFs) e os ISTs.

Em seguida, será aberto o debate, com todos os participantes do Fórum distribuídos em grupos que trabalharão quatro temas Interiorização da educação superior pública: ações de políticas visando garantir e ampliar a educação superior da Faetec; Desenvolvimento de ações integradas entre os entes que oferecem educação superior; Concepções político-pedagógicas para a formação de qualidade para a educação superior pública do estado do Rio de Janeiro e Identificação de propostas de políticas para a manutenção dos discentes na escola.

O diretor de Educação Superior da Faetec, Fernando Mota, juntamente com os diretores dos Institutos Superiores, realizarão uma sensibilização sobre as definições da plenária. Fechando o evento, a plenária avaliará as propostas saídas dos grupos de trabalho que resultarão no documento Novos caminhos para uma definição de políticas públicas comprometidas com a área de formação profissional tecnológica no estado do Rio de Janeiro, a ser entregue aos postulantes a cargos eletivos no estado do Rio de Janeiro.

O Centro de Convenções da UENF fica no Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes (RJ). Informações pelos telefones (22) 2738-6877 ou 2738-6975.

Ascom da Faetec
c/ec.

Nenhum comentário: