2010/06/09

Agenda de investimentos do Rio é tema de palestra

São João da Barra é um dos destaques

A convite da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (ACEC), o governador Sérgio Cabral defendeu, na tarde desta quarta-feira (9/6), em palestra apresentada a empresários de Niterói, na Região Metropolitana, a política de desenvolvimento econômico com sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro. Cabral falou sobre investimentos públicos e privados, bem como as novas oportunidades de negócios que se abrem em função da realização da Copa de Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

- O governo está promovendo uma política de desenvolvimento econômico, de prosperidade, com distribuição de investimentos, infraestrutura e oportunidades por todo o estado. Não assistimos apenas o Rio e a Região Metropolitana, mas também todo o interior fluminense. E, através de uma política descentralizada estamos conseguindo obter resultados - adiantou o governador, acrescentando que o desenvolvimento caminha junto com a preocupação cada vez mais forte de defesa da questão ambiental, com a sustentabilidade, a qualidade de vida e uma política habitacional inteligente que atenda, sobretudo, ao mais pobre.

Cabral explicou para o público formado por um colegiado de 23 empresários do município de Niterói que o governo saneou as finanças do Estado, recebeu milhões em investimentos públicos e privados e está obtendo empréstimos importantes para atender, entre outros setores, as áreas de transportes, saneamento e habitação.

- O Estado do Rio tem uma agenda econômica que é líder no Brasil e não pode fazer com esse doce problema um transtorno sequer, mas, sim, que essa agenda seja um sinônimo de prosperidade com sustentabilidade – observou o governador, citando, entre outros investimentos na Região Metropolitana e interior do estado, o Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj), em Itaboraí, da ordem de U$ 20 bilhões, e o Arco Rodoviário Metropolitano; a construção de submarinos convencionais, em Itaguaí; a instalação de Angra 3, em Angra dos Reis; e a construção de duas siderúrgicas em Porto do Açu, no município de São João da Barra.

Organização apartidária fundada em novembro de 2005, a Associação Conselho Empresarial e Cidadania tem como missão articular ações, projetos e programas, de forma a propor soluções para os problemas e contribuir para o desenvolvimento de Niterói. Participaram do encontro com o governador Sérgio Cabral, entre outros, o presidente da ACEC, Robson Gouvêa, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.

Rafael Masgrau
site do governo do Estado
c/ed.

Nenhum comentário: