2008/10/22

Tropas federais

Somente quem não percorre no dia-a-dia as ruas e bairros da cidade, como no caso dos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral, ou aqueles que alienadamente estão de fato alheios ao processo eleitoral, podem considerar desnecessário o envio de tropas federais a Campos dos Goytacazes para o acompanhamento das eleições em 2.° turno no próximo domingo.
Se o 1.° turno não transcorreu de modo assim tão tranqüilo como apregoado, visto que surgiram diversas denúncias de compras de votos, com a montagem de verdadeiros “QGs” na própria área urbana, e outros ilícitos, imaginem o que poderá ocorrer no dia 26...
A “guerra” é declarada, incidentes de considerável gravidade já estão acontecendo, envolvendo inclusive pessoas que não estão ligadas aos partidos políticos em disputa, e verdadeiras pequenas milícias não se preocupam em perturbar a ordem pública, o direito constitucional de ir e vir e o respeito ao cidadão, básico em todo estado democrático de direito.
A presença das tropas federais pode até mesmo não conter todos os problemas, mas inibe, e sem dúvida alguma seria de grande ajuda ao trabalho dos fiscais do TRE e dos policiais de todas as esferas.
O que se espera é um pleito onde a vontade popular efetivamente prevaleça.
Violência, ameaças e coação e quaisquer meios que tangenciam a lei não podem fazer parte do processo de escolha de governantes.
Lançando mão dessas artimanhas lhes faltará a legitimidade.

Nenhum comentário: