2008/10/15

TRE prende no Rio

TRE-RJ prende quatro pessoas e recolhe 5.000 panfletos contra Gabeira

Ítalo Nogueira da Folha de S.Paulo, no Rio André Zahar
colaboração para a Folha Online, no Rio
Atualizada às 17h18

Fiscais do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro prenderam quatro pessoas na tarde desta quarta-feira e apreendeu cerca de 5.000 panfletos de propaganda negativa contra o candidato a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira (PV).
Os fiscais também apreenderam 3.000 folhetos com propaganda do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB), outros 3.000 da vereadora eleita Clarissa Garotinho (PMDB) e 30 faixas com os dizeres: "Sou suburbano com muito orgulho".
Os fiscais encontraram o material em uma Kombi no bairro Fazenda Botafogo, perto de Acari. O veículo estava coberto com adesivos do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB), e foi localizado após denúncia anônima. Os detidos e os panfletos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, no centro do Rio.
Os presos disseram aos fiscais que tinham trabalhado na campanha de Clarissa no primeiro turno das eleições.
Os panfletos buscavam caracterizar o candidato verde como preconceituoso com o subúrbio por conta das declarações sobre a vereadora Lucinha (PSDB). Em conversa particular ouvida pela imprensa, Gabeira se referiu à candidata como "analfabeta política" e criticou sua "visão suburbana" sobre a polêmica do Lixão de Paciência.
De acordo com o chefe da fiscalização do TRE-RJ, Luiz Fernando Santa Brígida, a apreensão foi resultado de um esquema do tribunal, que colocou equipes em vários pontos das zonas norte e oeste em busca dos responsáveis pela propaganda negativa.
Os panfletos apreendidos nesta quarta-feira eram assinados pela Associação de Moradores do Morro São José da Pedra. Gabeira, que esteve em Acari pela manhã, disse ter localizado uma gráfica que estaria imprimindo o material.

Nenhum comentário: