2008/10/21

Reflexão II

Em discussão, a ética dos blogs
Postado por João S. Magalhães

“Em maio de 2007, Tim O’Reilly, criador do termo Web 2.0, e Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, iniciaram um movimento para a criação de um Código de Ética dos Blogueiros .
Uma das propostas da dupla era eliminar dos blogs qualquer comentário difamatório e anônimo que levasse a controvérsias e não permitir também a circulação de páginas web que oferecessem a construção de fóruns a seus leitores.
No princípio, a iniciativa teve uma tremenda repercussão na blogosfera mundial. Mas, passado um ano, parece que ela foi esquecida.
Eu, em particular, acho que a matéria deveria ser novamente debatida, uma vez que os abusos em comentários aumentam a cada dia. Os mandamentos do Códio de Ética proposto por O’Reilly e Wales são:
1. Nós temos a responsabilidade por nossas próprias palavras e reservamos o direito de restringir comentários em nosso blog que não estejam de acordo com padrões básicos de civilidade.
2. Nós não dizemos nada online que não poderemos dizer pessoalmente.
3. Se conflitos aumentarem a intensidade, nós entraremos em contato pessoalmente, antes de responder publicamente.
4. Quando nós acreditarmos que alguém está sendo atacado por um outro injustamente, nós tomaremos alguma providência.
5. Nós não permitiremos comentários anônimos, mas permitiremos comentários com pseudônimos.
6. Nós ignoraremos os trolls (Troll: designa uma pessoa ou grupo cujo comportamento tende sistematicamente a enfurecer ou provocar as pessoas numa discussão. O Troll costuma deixar comentários provocadores ou difamatórios em blogs).
7. Nós incentivamos os hospedeiros de blog quanto à imposição mais rigorosa de suas condições de serviço.”
Obs. O Blog Geral volta a dizer não à censura e sim à liberdade de imprensa, mas também sim à ética, à honestidade, à responsabilidade...

Nenhum comentário: