2008/10/07

LLX prioriza porto do Açu

EXAME
c/ed.

A LLX, empresa de logística de Eike Batista, anunciou que suspendeu a construção de um grande terminal portuário em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo.
Segundo a revista Exame, que publicou matéria a respeito, o objetivo da LLX é “concentrar suas atividades na construção do porto de Açu (norte do Rio de Janeiro) e no desenvolvimento do porto Sudeste (sul do Rio de Janeiro). Esses dois projetos têm o início da operação previsto para 2010 e 2011, respectivamente, e ganharam a prioridade da empresa por já estarem em uma fase de financiamento mais adiantada.”
Segundo a revista, Ricardo Antunes, presidente da LLX, disse que “a construção do Porto Brasil, em Peruíbe foi apenas suspensa – e não abandonada. A decisão foi tomada por uma questão de ´disciplina financeira´. “Todos estão cientes do atual momento do mercado financeiro, da pouca disponibilidade de crédito”, afirmou ele em teleconferência com analistas. Segundo ele, a empresa tem 380 milhões de reais em caixa, que lhe garantem uma situação confortável no curto prazo. “Só estamos adotando uma atitude bastante conservadora e prudente dada à situação atual do mercado.”
Ainda segundo a Exame, “para concluir o porto de Açu, a LLX já conta com a aprovação formal do BNDES para uma linha de crédito de 1,321 bilhão de reais, com prazo de 12 anos de pagamento e juros de TJLP mais 2,5%. A taxa é bastante atraente por se referir a um projeto de infra-estrutura, que tem potencial para desenvolver a economia da região. A LLX negocia também com o BNDES o financiamento do porto Sudeste, em condições parecidas às de Açu. O projeto Sudeste ainda aguarda licença ambiental, que, segundo Ricardo Antunes, pode ser obtida já no próximo mês.
Além do crédito do BNDES, o conselho de administração da LLX deve se reunir em breve para definir as condições de uma emissão de novas ações. A operação deve ser concluída ainda neste ano e envolverá o montante necessário para levar adiante a construção dos portos de Açu e Sudeste – um valor ainda indefinido. Segundo Ricardo Antunes, os dois principais acionistas da LLX – Eike Batista e o OTPP (fundo de pensão dos professores de Ontario) – já se comprometeram a participar do aumento de capital em proporção semelhante aos 76% que controlam da empresa. Caso não haja interesse de outros investidores na operação, Eike e OTPP podem ficar com até 100% das novas ações. ´É uma operação com 100% de chance de sucesso. Não dependemos do humor de mercado´, afirmou Ricardo Antunes.”

2 comentários:

Anônimo disse...

não seria a empresa mmx e não llx

Luciano Aquino Azevedo disse...

A LLX é uma empresa do grupo do Eike Batista, tendo sido criada em março de 2007, a partir de uma reestruturação societária envolvendo ativos da MMX Minas-Rio, sendo atualmente holding de atividades de infra-estruturas portuárias e competências lojísticas de suas controladas, a LLX Minas-Rio e a LLX Açu. Ambas possuem o direito de exploração do Porto do Açu. Os dados constam do site da empresa.