2010/08/09

INEA: praia de Búzios não foi atingida

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) voltou atrás na tarde desta segunda-feira e negou que mancha de óleo detectada no mar da região dos Lagos tenha chegado à praia de José Gonçalves, em Búzios (RJ). Anteriormente, o órgão havia afirmado que a mancha escura tinha sido avistada na localidade, informação "[negada]": pela prefeitura da cidade.

Após dois sobrevoos de helicóptero na região dos Lagos, o Inea constatou que não há necessidade de manter o plano emergencial com as secretarias ambientais dos municípios atingidos para conter o avanço do vazamento. O órgão afirmou que a contenção não se faz necessária por haver apenas pequenos fragmentos de óleo nas praias.

Técnicos do Inea também encontraram cerca de 20 pinguins mortos na praia do Forno, em Arraial do Cabo (região dos Lagos). Entretanto, ainda não há informações sobre o que teria provocado as mortes dos animais.

A limpeza no litoral atingido pelo óleo será realizada pelas prefeituras. No domingo (8), as praias da região também apresentavam um alto índice de algas, segundo o instituto.

ÓLEO

O Inea trabalha com a hipótese de o óleo ter vazado de alguma plataforma de petróleo. Segundo o 1º Distrito Naval da Marinha, uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos foi às praias do Pontal, em Arraial do Cabo, do Forte e Dunas, em Cabo Frio, coletar amostras do óleo para análise.

Ainda segundo a Marinha, a análise será feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, em Arraial do Cabo. O Inea informou que amostras do óleo serão 'comparadas com petróleo cru e refinado de estaleiros da região'. O laudo deve ficar pronto em até 20 dias.

Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras afirmou que não tem relação com a mancha. Disse ainda que apenas auxilia a Marinha na contenção do óleo.

DIANA BRITO
DO RIO

Folha Uol

Nenhum comentário: