2010/08/07

Aquecimento global

Foto: AFP

WASHINGTON (AFP) - Um iceberg gigante de tamanho quatro vezes superior à superfície da ilha de Manhattan desprendeu-se de uma geleira do noroeste da Groenlândia, anunciou um cientista da Universidade de Delaware (EUA), professor Andreas Muenchow, que acompanha o fenômeno.

Lembrou que a última vez que se desprendeu um iceberg desse porte no Ártico remonta a 1962.

Cientistas estão concentrados na região de Nares Strait, situada entre o nordeste do Canadá e o noroeste de Groenlandia, a mil quilômetros ao sul do Polo Norte.

Muenchow explicou que a água contida no iceberg poderia "satisfazer todas as necessidades de água potável dos Estados Unidos por 120 dias".

Imagens de satélite da zona mostram que a geleira Petermann perdeu cerca de um quarto de seus 70 km de comprimento.

O iceberg, qualificado de "ilha de gelo", poderá atravessar as costas canadenses e alcançar o Atlântico nos próximos dois anos, calcula o cientista.

Yahoo

3 comentários:

Brayon Pieske disse...

Olá! muito bom sua matéria, sou revisor do google. Contacte-me para falarmos de mais assuntos envolvidos ao aquecimento global

michael_brayon@hotmail.com

Luciano Aquino Azevedo disse...

Ok, Michael
mas, como pode ser visto pelos créditos, a matéria não é minha, mas sim da AFP, reproduzida pelo site Yahoo.

Anônimo disse...

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br