2008/09/05

Eleições Rio

Em nova pesquisa eleitoral do IBPS, Paes ultrapassa Crivella
Uol notícias

Na 8ª. consulta feita aos eleitores fluminenses pelo IBPS, Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, pela primeira vez, o peemedebista Eduardo Paes ultrapassa o senador Marcelo Crivella (PRB) na corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Paes, que em agosto tinha 16% da intenção de votos, agora aparece com 25%. Já o senador, que antes tinha 20%, caiu para o segundo lugar, tendo agora 19%. Ainda que as posições tenham se invertido, os candidatos seguem tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Em terceiro lugar vem Jandira Feghali (PCdoB), com 12% da preferência do eleitorado, seguido por Fernando Gabeira (PV), com 8%.
O quadro se completa com Solange Amaral (DEM), com 5%; Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT), empatados com 4%; e Paulo Ramos (PDT), com 1%. Votos brancos e nulos somam 9% e 12% dos eleitores não souberem responder, ou não quiseram. Os candidatos Filipe Pereira (PSC), Antônio Carlos (PCO), Eduardo Serra (PCB) e Vinicius Cordeiro (PT do B) não atingiram 1%. 2º turno
O IBPS fez quatro projeções de cenários para o 2º. Turno. Entre Paes e Crivella, o peemedebista venceria com 53% a 28%. Se o embate fosse entre Crivella e Feghali, a comunista também venceria com 46%, contra 32%. Já com Paes, ele leva a melhor com 47%, contra 34% da candidata. Num quarto cenário, com hipótese de disputa entre Crivella e Gabeira, a vitória seria do candidato do PRB: 39%, contra 36% do oponente do PV.
O IBPS ouviu 1.100 eleitores pelo telefone, entre os dias 2 e 4 de setembro. A pesquisa está registrada na 228ª Zona Eleitoral, sob o número RPE 025/2008.

Nenhum comentário: