2008/09/26

Doação de órgãos


FILA DE ESPERA - Cerca de 200 pacientes do Norte e Noroeste Fluminense aguardam por um rim (Silésio Correa)
AMANHÃ > PASSEATA
Mobilização em Campos pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos (Folha da Manhã - 26/09/08)
O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, lembrado amanhã, não passará em branco no município. Uma passeata, que sairá do Jardim São Benedito, às 9h, rumo à Praça São Salvador, pretende mobilizar a população sobre a importância da doação de órgãos para os pacientes que estão nas filas de espera para um transplante. O ato é realizado pela Associação dos Crônicos Renais e Transplantados do Norte do Estado do Rio de Janeiro e conta com o apoio do NF Transplantes, diversos hospitais e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o presidente da associação, Vlamir Garcia, a cada ano o número de doa-dores diminui na região e isso acontece pela falta de informação da população sobre o assunto. “Nesta passeata que-remos despertar a população para esta necessidade. Muitos não conhecem o assunto e deixam de doar o órgão de um parente que faleceu”, disse.
Outra dificuldade apontada por Vlamir é a falta de estrutura que as instituições responsáveis têm para transportar um órgão doado. “A lei de doação de órgãos no Brasil só ficou no papel. As instituições não têm estrutura para buscar o órgão doado e isso dificulta muito. Aqui em Campos o NF Transplante só falta pagar o transporte de helicóptero do seu bolso para conseguir trazer um órgão para quem está na fila de espera”, lamentou. Preocupante — Dados divulgados pelo NF Transplantes apontaram que, no ano passado, apenas oito cirurgias de capacitação de órgãos foram realizadas no município, através da permissão da família do doador. O diretor do órgão, Luiz Augusto Castro, afirmou que em 2007 apenas três cirurgias do mesmo procedimento foram realizadas pela equipe da unidade.
Cerca de 200 pacientes do Norte e Noroeste Fluminense aguardam por um rim na fila de espera, formada por cerca de oito mil pacientes em todo o Estado. “Cerca de 100 pacientes também aguardam por córneas. Infelizmente, a demanda de doações é muito inferior à necessidade”, afirmou Castro.

Nenhum comentário: