2008/09/12

Crise

Bolivianos interditam ponte e fecham a fronteira com o Mato Grosso do Sul
Do UOL Notícias

Manifestantes do Comitê Cívico de Arroyo Concepción, na Bolívia, fecharam a 0h desta sexta-feira (12) a fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Brasil. Ele fizeram morros de terra ao longo da Ponte da Amizade, que liga as duas cidades, impedindo a passagem de carros. Apenas os alunos bolivianos que estudam nas escolas de Corumbá estão autorizados a passar, informa o "Campo Grande News".
De acordo com o presidente do comitê, Carlos Vargas, o fechamento deve durar 72 horas. No lado boliviano da fronteira o comércio foi fechado e o posto da aduana foi tomado pelos membros do comitê. Os 160 integrantes da policia nacional e do exército se retiraram da fronteira.
Vargas disse em entrevista ao "Campo Grande News" que eles protestam contra as mortes dos oito bolivianos ontem, nos confrontos no Estado de Pando, um dos cinco Estados bolivianos que fazem resistência a Evo Morales e reivindicam autonomia de governo.
O Comitê Cívico de Arroyo Concepción faz parte da província de German Bush e conta com sete mil pessoas. Caso Evo Morales não atenda às reivindicações, os manifestantes ameaçam fechar o duto que libera gás para Corumbá, na cidade de Carmo, na Bolívia.
Em Puerto Quijarro, outro ponto da fronteira com Corumbá, a situação é a mesma. O Comitê Cívico também fechou o comércio e a fronteira.
"Essa decisão foi tomada por um 'voto resolutivo', onde todos os comerciantes, autoridades e instituições estão de acordo pelo fechamento total da fronteira e do comercio em geral, por 72 horas, começando a partir da meia noite de hoje", disse Maribel Toledo, presidente do comitê cívico feminino de Puerto Quijarro.
A Polícia Federal de Corumbá informou que já mandou agentes até o local para "verificar a situação", mas não confirmou que se a fronteira está bloqueada ou não.

Nenhum comentário: