2008/09/10

1.º de junho - Dia da Imprensa

1.°de junho – Dia da Imprensa
Até 1999, o dia da imprensa era comemorado em 10 de setembro.
Por que a data mudou?
Bom, pela história, foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte, um “chapa branca”, no jargão jornalístico. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. No entanto, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente - o Correio Braziliense, criado pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, editado em Londres e que chegava ao Brasil nos porões de navios que transportavam escravos e diversas mercadorias.
Naquela época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, como na França. Por isto, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos, defendendo a República e combatendo a escravidão.
O Correio Braziliense foi lançado justamente em 1.° de junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta.
Somente em 1999 o Correio Braziliense foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira, tendo sido então criado um projeto de lei, apoiado pela Federação Nacional dos Jornalistas, que determinava a mudança do dia da imprensa para 1.º de junho.
Já no dia 7 de abril comemora-se o Dia do Jornalista (nessa data houve a abdicação de D. Pedro I, em 1831, depois de um movimento popular em virtude do assassinato, por inimigos políticos, do jornalista João Batista Líbero Badaró, pouco tempo antes).

Nenhum comentário: