2008/12/02

Recursos para desabrigados

Governador do Rio pede R$ 40 milhões para ajudar desabrigados
Agência JB
Uol

A chuva deu uma trégua nos últimos dois dias no Rio de Janeiro, mas mesmo assim o governador Sérgio Cabral pediu ao governo federal nesta terça-feira (2) uma ajuda de R$ 40 milhões para as cidades atingidas pelos últimos temporais. O foco são os moradores de Campos e Rio Bonito que correm risco de serem contaminados por doenças como leptospirose, hepatite A e diarréias freqüentes após as chuvas. Embora não tenha sido registrado nenhum caso, as autoridades estão em alerta.
"A Secretaria de Saúde do município está atendendo os abrigos para coletar dados sobre doenças", disse o subcomandante da Defesa Civil de Campos, Edson Pessanha. "Com qualquer ocorrência de doença vamos intensificar as ações de ajuda. Estamos em alerta", afirmou.
De acordo com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado, o quadro mais grave está em Campos, onde mais de 10 mil pessoas já foram atingidas.
"Algumas doenças são espalhadas pela água e tem gente que se vê obrigado a andar na chuva. Tem casos até de pessoas que dormem molhadas", apontou a coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, Guida Silva.
Entretanto, a coordenadora afirma que a prevenção da leptospirose e da hepatite deve ser constante e não só após chuvas e enchentes. "A população deve trabalhar antes da chuva para não deixar lixo acumulado e nem solto na rua. Isso atrai roedores e, como sabemos, sua urina transmite leptospirose, doença gravíssima que pode chegar até a 50% de chances de morte", alertou Guida.
Os sintomas da leptospirose são febre e muita dor no corpo, principalmente na panturilha. Com um quadro mais grave, o paciente pode apresentar sinais hemorrágicos. A hepatite A raramente se manifesta, mas seus quadros mais graves são detectados por náusea, olhos amarelados, fezes embranquecidas e urina escurecida.

Nenhum comentário: