2008/12/16

Novo alerta de chuvas

16/12/2008 - 22h24
Defesa Civil alerta para chuvas fortes em 10 Estados e no Distrito Federal
Folha On Line


A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do ministério da Integração Nacional, enviou nesta terça-feira um alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Rio, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Amazônia, Acre e Pará. O alerta vale também para esta quarta-feira (17).
Segundo o órgão, entre hoje e amanhã, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul deixa o tempo chuvoso no Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas e no Rio.
A Sedec alerta ainda que, no Rio e em grande parte de Minas, o total de chuva acumulada em 24 horas pode superar os 80 milímetros --sendo que a média de chuvas para o mês varia de 150 a 300 milímetros (Rio de Janeiro) e 250 a 400 milímetros (Minas).
Também nesta quarta-feira, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no Pará, Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins.
Em todas as regiões, as chuvas podem vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento forte.
A Sedec recomenda atenção especial nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, pedem para que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Nenhum comentário: