2008/12/01

Chuvas em Campos

Campos improvisa abrigos em escolas para atender vítimas da chuva
Secretário interrompe ano letivo para abrigar famílias nos colégios.
Nos últimos dias mais, de 394 mil pessoas foram afetadas no RJ, diz Defesa Civil.
do portal G1

A Defesa Civil de Campos, no Norte Fluminense, começou, nesta segunda-feira (1º), a levar algumas vítimas da chuva, que estão em um região mais afastada, para dentro da cidade. Elas são de Ururaí, bairro que fica a cerca de 3 km do Centro, e vão para escolas municipais e estaduais da área urbana.
A decisão de transferi-los foi tomada depois que os abrigos improvisados em Ururaí, que antes eram considerados seguros, começaram a encher de água. Para a remoção das famílias estão sendo usados caminhões altos e até barcos.
"Ururaí ontem pela manhã (30) tinha 734 pessoas em alojamentos. Os alojamentos já começaram a encher. Estamos levando essas pessoas para dentro da cidade e vamos colocá-las em escolas. Vou interromper o ano letivo para fazer das escolas abrigos", segundo informou o secretário de Defesa Civil do município, Henrique Oliveira.
O secretário explica que as aulas serão suspensas à medida que haja necessidade de usar a escola como abrigo. Segundo Oliveira, Campos tem mais de 200 unidades de ensino, entre escolas municipais e estaduais.
Em Lagoa de Cima, que abrange as áreas de Aleluia, Batatau, Conceição do Imbé, Cambucas, Paufucho e faz parte da região agrícola da cidade, as famílias foram levadas para a parte alta, onde a água ainda não chegou. No alto do morro, foram improvisados abrigos e acampamentos. Apesar do difícil acesso, a Defesa Civil vem usando caminhões para chegar ao local e levar mantimentos para os desalojados.
Pelo último balanço da Defesa Civil de Campos, divulgado na noite de domingo (30), nos últimos 15 dias foram contabilizadas cerca de 8 mil pessoas atingidas pela chuva só nas áreas mais críticas, sendo 2.450 desabrigados e 5.500 desalojados. "Tivemos vários desastres seguidos. Esses 8 mil atingidos são só nas áreas mais críticas. Há mais pessoas atingidas em outras regiões", disse o secretário. Ele explica que no mês de novembro choveu mais do que normalmente acontece nessa época do ano.
A Desesa Civil estadual informou, na manhã desta segunda-feira (1º), que a chuva dos últimos dias afetou mais de 394 mil pessoas em todo Estado.

Ponte parcialmente interditada
A ponte que passa sobre o Rio Ururaí, em Campos, foi parcialmente interditada . Segundo a Defesa Civil municipal, por medida de segurança, a ponte, que fica na BR-101 Norte, está liberada somente para veículos leves. A alternativa para veículos pesados é passar pela Avenida Ceramistas.
O município amanheceu com sol nesta segunda-feira (1º), mas a previsão é de mais chuva durante o dia.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM919021-7823-CAMPOS+DECRETA+EMERGENCIA+EM+ALGUMAS+REGIOES+DO+MUNICIPIO,00.html

Obs. a comunidade da "Margem da linha" começou a ser afetada com o aumento do nível das águas de madrugada, e ao longo da manhã os moradores colocavam seus pertences ao longo da BR-101.

Nenhum comentário: