2012/01/09

Rio Paraíba do Sul pode causar inundações no Norte e Noroeste

Rio - Cidades do Norte e Noroeste Fluminense têm mais motivos para se preocupar a partir da noite desta segunda-feira, com a possibilidade de enchentes a partir da cheia do rio Paraíba do Sul. A Defesa Civil Estadual já espera cheia nas próximas horas.

A cheia no rio acontece por conta da chuva em Minas Gerais, em Sapucaia, no Sul Fluminense e por conta da abertura das comportas da represa de Ilha dos Pombos, em Carmo, no Centro do Estado. As informações são das coordenadorias de Defesa Civil do Noroeste e do do Estado.

As cidades mais ameaçadas são as de Itaocara, no Noroeste, e São Fidélis e Cambuci, no Norte. Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, também corre risco de sofrer alagamentos por conta do aumento do nível do Paraíba do Sul. Segundo o coronel Moacir Reis, da coordenadoria de Defesa Civil do Norte do Estado, o problema existe, mas, não é alarmante.

O coronel Reis afirmou que a tarde a vazão da represa era de aproximadamente 3 mil metros cúbicos por segundo, quando o valor normal não passa de 900. Na noite desta segunda-feira o fluxo já havia se reduzido para 2.400 metros cúbicos. A expectativa dele é o problema não seja tão grave e evitou alarmar a população.

"A cheia do Paraíba do Sul faz com que aumento o nível da água nesses locais, e comunidades ribeirinhas podem sofrer maior ameça. Mas, não está mais chovendo e a previsão é que a partir de amanhã (terça-feira) a precipitação no Norte e Noroeste diminua bastante. Devem haver alagamentos, mas, nada alarmante", afirmou.

Quase 13 mil fora de casa no Norte e Noroeste

Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira revela que, em razão das chuvas, há 12.852 desabrigados e desalojados em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

A estatística não inclui a cidade de Sapucaia, no Sul Fluminense, onde ao menos oito pessoas morreram em consequência de deslizamentos, além de outras afetadas na Região Serrana e no Centro-Sul. De acordo com o órgão, há 10.601 desalojados e 2.251 desabrigados nas regiões Norte e Noroeste.

Segundo a Defesa Civil estadual, em Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, onde um dique se rompeu na noite de domingo, há 3.974 desalojados e 910 desabrigados.

Em Itaperuna, no Noroeste, 3 mil estão desalojados e 106 perderam suas casas. Em Campos dos Goytacazes, no Norte, que teve um dique rompido na sexta-feira, há 1.600 desalojados e 800 desabrigados.

Oito mortos em Sapucaia

O número de mortos nos deslizamentos de terra nesta segunda-feira em Sapucaia, na região Centro-Sul Fluminense, chegou a oito. A informação foi confirmada pelo prefeito Anderson Zanon à Rádio Bandnews FM. Segundo o chefe do executivo municipal, não há certeza sobre a quantidade de desaparecidos, mas que esse número é de pelo menos 18.

Governador determina reforço em resgate

O governador Sérgio Cabral determinou, nesta segunda-feira, que os secretários de Defesa Civil, Sérgio Simões, e de Saúde, Sérgio Côrtes, desloquem-se com suas equipes para Sapucaia. Cães farejadores também foram enviados ao local para reforçar o trabalho de buscas. A medida foi tomada após conversa entre o governador e Anderson Zanon, prefeito de Sapucaia.

Conta para vítimas

A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta segunda-feira, a abertura de duas contas para arrecadação de doações para vítimas das enchentes no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A medida faz parte do Plano de Ações divulgado pelo banco na última sexta-feira.

Além da abertura das contas, a Caixa promove, dentre outas medidas, reforço de pessoal para atendimento nas agências e o deslocamento de duas Unidades de Atendimento Temporário (caminhões-agências) para os locais onde se concentrarão as populações que estão deixando seus locais de residência.

Número das contas para doação:
Rio de Janeiro: Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2012-8

Minas Gerais: Agência: 0935
Operação: 006
Conta: 700-8

Bruno Guedes
O Dia
com informações do iG
c/ed.

Nenhum comentário: