2012/01/09

Governo do estado: Ambiente e Inea anunciam três projetos de combate a enchentes

Iniciativas integram pacote de ações para a Região Norte e São Gonçalo

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a direção do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) apresentam nesta segunda-feira (9/1), em coletiva à imprensa, três novos projetos, aprovados pelo Ministério da Integração Nacional, de obras estratégicas contra enchentes nas Regiões Norte e Noroeste do estado e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Os projetos fazem parte de pacote de oito projetos de combate a enchentes que a Secretaria do Ambiente e o Inea apresentaram, na última quinta-feira, para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e para o governador Sérgio Cabral.

O primeiro projeto aprovado, com quatro componentes, visa à proteção de quatro cidades cortadas pelo Rio Muriaé, no Norte fluminense, a partir da construção de trêsextravasadores e uma barragem. O segundo será para a ampliação das obras de recuperação de canais de Campos e regiões adjacentes. O terceiro prevê a implantação de sistema de controle de cheias do Rio Alcântara, em São Gonçalo.

Os projetos serão detalhados para a imprensa, com a apresentação de mapas, custos, sua importância socioambiental e a população beneficiada.

Serviço

Secretário do Ambiente, Carlos Minc, e Inea detalham projetos aprovados contra cheias na Região Norte e em São Gonçalo
Quando: segunda-feira (9/1), às 10h
Onde: Secretaria de Ambiente (Av .Venezuela, 110/5º andar; Saúde)

Kits do Estado

O município de Campos dos Goytacazes é o sexto a receber os Kits Calamidade, enviados pela Secretaria de Saúde às cidades atingidas pelas enchentes e alagamentos no Norte e Noroeste Fluminense.

Outros kits já foram disponibilizados para Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Aperibé. Cada um tem 45 itens e vai armazenado em seis grandes caixas, com estoque para atender até 500 pessoas.

Os kits contêm medicamentos para a atenção básica, frascos de cloreto de sódio, frascos de dipropionato de dexometasona de 250 mg, esparadrapo impermeável, frascos de permetrina, salbutamol e unidades de dexometasona, luvas, seringas, paracetamol, penicilina, ataduras, água, glicose e catéter.

Além dos kits, os municípios afetados estão recebendo ainda frascos de hipoclorito de sódio, usado para desinfecção de feridas e água, além de material informativo à população. Campos e Italva solicitaram reforço à Subsecretaria de Vigilância em Saúde e receberam neste sábado (7/1) 2.000 e 300 doses de vacina antitetânica, respectivamente.

http://www.rj.gov.br/web/guest;jsessionid=B3CD71192CF7F559B098BEEDD1FEF0BF.lportal3

Nenhum comentário: