2012/01/08

Chuva volta a castigar municípios do interior do estado

Avenida Cardoso Moreira, em Itaperuna, totalmente alagada neste domingo

Foto: Leitor @engandreraeli

Rio - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) alterou, às 6h deste domingo, para o estágio de alerta máximo a situação do Norte e Noroeste do estado. A região é cortada pelo Rio Muriaé, que voltou a encher com a chuva desta madrugada. De acordo com o Inea, estão em alerta máximo os municípios de Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Itaperuna e Italva, sendo que os três últimos ainda entraram em estado de alerta para deslizamentos.

Segundo o coronel Douglas Paulich, coordenador da Defesa Civil da região, Italva e Itaperuna estão em situação de maior risco. "Foram as cidades que apresentaram o maior volume de precipitação de chuva, cerca de 100 milímetros. Por causa disso, estamos em alerta para a possibilidade de deslizamentos", disse Paulich ao iG.

O coordenador também explicou que o acúmulo de água impede que o nível do rio Muriaé diminua. "As três cidades seguem em alerta máximo para enchentes, assim como Santo Antônio de Pádua e Cardoso Moreira já que a previsão é de mais chuva para todo esse domingo. Felizmente, não tivemos notícias de óbitos".

Risco de deslizamento em Italva

A chuva que atingiu Italva esta madrugada foi mais do que o dobro do esperado para o município. Os meteorologistas previam chuva de 30mm para a cidade, mas houve mais de 70mm de precipitação. As principais ruas do Centro estão alagadas. Segundo a Prefeitura de Italva, apenas neste domingo já são 12 feridos, 650 desalojados e 150 desabrigados em função das chuvas. A estimativa é de que 7 mil dos 15 mil habitantes do município tenham sido afetados.

"As pessoas já tinham voltado para suas casas, mas a chuva desta vez foi ainda pior. Os morros estão com grande risco de deslizamento a qualquer momento", disse o prefeito de Italva, Joelson Soares. O prefeito afirmou também que o estado de calamidade pública no município deve ser decretado ainda neste domingo.

Mais chuva nesta segunda-feira

De acordo com a previsão do tempo, nesta segunda-feira, os temporais voltam com força em todo o estado por causa da chegada de uma frente fria. De acordo com o meteorologista Paulo Matsuo, do Climatempo, o tempo só melhora na quinta-feira. Em todo o estado, são 7.707 pessoas desalojadas e 2.510 desabrigadas por causa das enchentes. Duas pessoas morreram, em Miguel Pereira e Laje de Muriaé.

Apesar da inundações, cerca de 2 mil famílias de Três Vendas se recusaram a deixar suas casas. Muitas permanecem em cima das lajes. Equipes da prefeitura estão indo de casa em casa, de barco, levando alimento, água e colchonete e orientando os moradores a saírem para os abrigos. Um posto comunitário foi montado na localidade pela Defesa Civil para atender às vítimas, com médicos e doações de cestas básicas.

De acordo com a prefeitura, a comunidade levará três meses para se recuperar dos prejuízos.

O governo do Estado estima uma perda de 1,5 mil toneladas de produtos agrícolas nas lavouras de milho, mandioca e abóbora e 80 mil litros de leite por dia. Não há risco de desabastecimento.

Com informações do IG
O Dia

Nenhum comentário: