2010/05/24

Terremoto de magnitude 6,5 atinge o Acre

Não há informações de feridos ou danos. No fim do mês passado, região havia sido atingida por terremoto de magnitude 4,9

Um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira próximo à cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, informou o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pelas iniciais inglês).

Não há informações sobre danos ou vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, a corporação não recebeu um telefonema se referindo ao abalo de terra. A Defesa Civil também não registrou ocorrências relacionadas ao terremoto.

O major major Moisés Antônio Silva, comandante local do Corpo de Bombeiros, explicou em entrevista ao iG que a área onde foi registrado o abalo é pouco povoada e predominantemente de floresta.

O epicentro do tremor foi detectado, às 13h18 (horário de Brasília), a 464 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, e a 749 quilômetros de Lima, capital do Peru. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 580,5 quilômetros.

"Por conta da profundidade, os moradores não sentiram o tremor", afirmou a geógrafa Kate Tomé de Souza, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) ao iG. "Quando as ondas chegam a superfície, já estão mais fracas", completou, afirmando que "nessa região é normal que tenha esse tipo de evento".

Segundo a geógrafa, na região acontece o encontro das placas de Nazca e da Sul-Americana. "O tremor desta segunda-feira ocorreu devido ao 'mergulho' da placa de Nazca na Sul-Americana", explicou. "Mas como são eventos em que a profundidade é muito alta, mesmo com a forte magnitude, os moradores não sentiram".

Kate completou que não há um estudo na região sobre os danos provocados por essa sequência de tremores. "Não há um estudo sísmico para saber se, no futuro, pode acontecer danos maiores", afirmou.

No dia 25 de abril já havia sido registrado um terremoto de magnitude 4,9 a 85 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Esse abalo, porém, chegou a ser sentido pela população local, já que aconteceu a uma profundidade bem menor, de 14 quilômetros.

Um terremoto na casa dos seis graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.

Maiores abalos sísmicos no Brasil

Os maiores tremores registrados no País, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foram registrados no Mato Grosso (6,6 graus, em 1955), seguido do litoral do Espírito Santo (6,3 graus, em 1955) e Amazonas (5,5 graus, em 1983). Ainda de acordo com o órgão, o Acre é o Estado que apresenta o maior nível de atividade sísmica no Brasil.

Camila Nascimento, iG São Paulo
(*com informações da agência Reuters)

Nenhum comentário: