2010/05/07

Estado inaugura obra da Cedae em Macaé

O governador Sérgio Cabral inaugura, neste sábado (8/5), às 10h, em Macaé, o novo trecho da duplicação da adutora de água bruta de Macaé, no Norte Fluminense. Na ocasião, o sistema entra em pré-operação e, no prazo de 30 dias, a produção de água saltará de 450 para 600 litros por segundo, ampliando, assim, o abastecimento diário para a região em mais 13 milhões de litros, o que representa um reforço de, aproximadamente, 33% na oferta de água.

A obra resultou de parceria entre a Cedae, que investiu R$ 15 milhões no projeto, e a Prefeitura de Macaé, que forneceu as máquinas para a execução do serviço. O projeto melhora a qualidade do abastecimento para cerca de 100 mil habitantes.

A duplicação da adutora consistiu em assentar uma tubulação de ferro fundido de 600mm de diâmetro, paralela a já existente, numa extensão de 12Km, entre o Rio Macaé, na captação de Severina, e a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana. O investimento soma-se ao que, há cerca de dois anos, possibilitou o aumento da produção de 350 para 450 litros por segundo.

Além do sistema que está sendo entregue à população de Macaé neste sábado, a Cedae está à frente de um conjunto de investimentos para ampliar a produção de água ainda em 2010. Até dezembro, com o assentamento de mais 1,7Km de tubulação, terá sido concluída a terceira etapa das obras de duplicação da adutora de água bruta, elevando para 700 litros por segundo a capacidade de produção de água tratada em Macaé.

- Com estas intervenções, é possível afirmar que, em quatro anos, foi incorporado ao município de Macaé um acréscimo de produção de água equivalente ao que era produzido até 2006, ou seja, o dobro, o que atende a uma antiga reivindicação da sociedade local – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Além do reforço na oferta de água tratada, Macaé também aumentará a capacidade de armazenamento, passando dos atuais 700 mil litros para 5,7 milhões de litros. Isto se dará com a utilização plena do reservatório no Morro Santa Mônica. Localizado 25 metros acima do antigo, o reservatório de 5 milhões de litros permitirá levar água potável às áreas mais distantes. Na inauguração de sábado estão previstas ainda as presenças do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e do secretário estadual de Obras, Hudson Braga.

site do governo do Estado
Ascom da Cedae

Nenhum comentário: