2010/05/14

Investe Rio promove curso para municípios fluminenses

Diante da perspectiva de conceder, ainda este ano, aproximadamente R$ 40 milhões em linhas de financiamento para nove prefeituras do estado do Rio, a INVESTE RIO promove, a partir desta sexta-feira (14/5), o primeiro curso de elaboração e gerenciamento de projetos para captação de recursos através do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).

Com carga horária de 60 horas, o curso é voltado para capacitar gestores municipais a formatarem projetos nas de áreas de arrecadação e gestão dos gastos públicos, bem como nos setores sociais básicos: educação, saúde e assistência social.

Araruama, Rio Bonito, Quatis, Quissamã, Mangaratiba, São João da Barra e Magé já saíram na frente e inscreveram suas equipes.

Segundo o chefe do departamento de Operações com o Setor Público da Investe Rio, Celso Diniz, é muito baixo – menos de 1% - o índice de projetos de municípios fluminenses no montante de projetos federais. Dentre esses programas, destacam-se, além do PMAT, o Porvias e o Caminho da Escola.

-Resolvemos montar o curso tendo em vista a fraca participação dos municípios nos empréstimos às linhas do governo federal. Esse fenômeno é motivado pelo fato de os municípios não terem experiência na formatação dos projetos de investimento no nível de detalhamento exigido pelos órgãos federais. O curso vai ensinar como fazer isso - ressalta Diniz.

Os financiamentos do PMAT podem chegar a R$ 10 milhões, de acordo com a população do município, com prazo de amortização de até 72 meses, sendo 24 meses de carência. O custo é a partir de TJLP + 3,4% ao ano.

O curso será ministrado na Fundação Centro Estadual de Estatística e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) - antiga Fesp.

Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Obs. do Blog Geral: e Campos? Vai participar?

Nenhum comentário: