2010/05/30

Estado recuperou mais de 300 quilômetros de estradas

O caminho para o escoamento da produção agropecuária no estado começa a ficar mais livre. Mais de 300 quilômetros de estradas vicinais, na zona rural de diversos municípios fluminenses, já foram recuperados pelo programa Estradas da Produção, desde que as máquinas adquiridas pela secretaria estadual de Agricultura entraram em operação.

O trabalho, que inclui a recuperação do leito de rodagem, a construção de bueiros, limpeza das margens, drenagem para escoamento de águas pluviais e ensaibramento, é realizado por 17 patrulhas mecanizadas, distribuídas pelo estado e coordenadas pela Emater-Rio.

De acordo com os números do programa, a recuperação de cada quilômetro demanda quatro horas de trabalho por máquina.

- No futuro, com a manutenção permanente dos 17 mil quilômetros dessas vias em todo o território fluminense, o tempo gasto será bem menor – afirma Liesse de Sá.

Ele acrescenta que estão sendo priorizadas a recuperação das estradas vicinais com o maior número de pontos críticos em seu percurso, indicadas em parceria com os municípios, atendendo às necessidades de tráfego de veículos para escoar a produção e deslocamento de produtores e seus familiares.

Na opinião do secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, o programa Estradas da Produção marca uma nova fase na história da agricultura do Estado do Rio. Até o governo atual, o estado não tinha nenhuma participação na manutenção das estradas vicinais. A recuperação e manutenção dessas vias é de responsabilidade dos municípios, mas, como o serviço era precário, o Governo do Estado decidiu assumí-lo para garantir o escoamento da produção.

- A falta de conservação das estradas vicinais, além dos prejuízos para os produtores, acabava criando um contra-senso. Enquanto melhorava o apoio técnico ao produtor rural, sem estradas, os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro) muitas vezes não conseguiam chegar ao local para dar assistência – ressaltou ele.

Desde a sua implantação, em 2009, o programa Estradas da Produção já havia recuperado 3,5 mil quilômetros de estradas vicinais em diversos municípios, com equipamentos alugados. Agora, com a aquisição dos modernos equipamentos que integram as patrulhas mecanizadas, a estimativa é que, até o final deste ano, cerca de seis mil quilômetros estejam recuperados.

Ascom da secretaria de Agricultura

Nenhum comentário: