Nicholas You, consultor sênior de Políticas da ONU-Habitat e coordenador da “Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades” cumprirá seu primeiro compromisso com o município de São João da Barra na próxima segunda-feira (29). A convite da prefeita Carla Machado ele estará na cidade visitando as obras do Porto do Açu e conhecendo projetos implantados na gestão atual.
A Campanha foi lançada durante o V Fórum Urbano Mundial que acontece na Zona Portuária do Rio de Janeiro até sexta-feira, dia 26 de março, englobando em sua primeira etapa, 25 cidades em todo o Mundo. São Paulo e São João da Barra são as representantes do Brasil, ao lado de Medellín, na Colômbia; Alicante, na Espanha, Chicago e Filadélfia, nos Estados Unidos; Makati, nas Filipinas, Mumbai na Índia, Pushchino, na Rússia, Viena (Áustria) e Rabat, Marrocos, além de outras.
You quer conhecer de perto a cidade brasileira que participa da campanha e que, segundo ele próprio, enfrentará grandes desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável. Com a experiência de quem já percorreu praticamente o mundo inteiro e conhece de perto a maioria dos problemas urbanos enfrentados por cidades em todos os continentes, ele afirma que será necessário planejamento e organização para garantir avanços sociais, econômicos, urbanos e ambientais, podendo ser um exemplo para outras cidades do Estado, do Brasil e do mundo que vem enfrentando situações semelhantes.
Um dos principais motivos da escolha do município do Norte Fluminense, durante a reunião da ONU-Habitat, em Nairobi, Quênia, há dois meses, são os investimentos nos setores portuário e industrial – em andamento e previstos – para curto e médio prazos. Estudos indicam que a chegada do Complexo Portuário e Logístico do Açu, dentre outras transformações, provocará um grande adensamento população dentro dos próximos 15 anos, chegando à uma população de aproximadamente 250 mil pessoas. De acordo com a estimativa do IBGE, para este ano, São João da Barra conta com cerca de 30 mil habitantes.
Para Nicholas, a Campanha é o caminho fundamental pelo qual os municípios poderão mobilizar, incluir e engajar seus moradores e parceiros, para que compartilhem suas histórias sobre como estão enfrentando os desafios atuais e futuros e aprenderem umas com as outras.
Na opinião da secretária executiva da ONU-Habitat, Anna Tibaijuka, este é o momento ideal para iniciar o planejamento visando as transformações e adaptações que os assentamentos urbanos precisarão, com o aumento previsot das populações urbanas. A previsão é que em 2025, 70% da população mundial estará residindo nas cidades. Tibaijuka convocou o meio empresarial, as entidades da sociedade civil organizada e os cidadãos, a participarem do processo, mas foi enfática durante a solenidade de assinatura dos primeiros protocolos de cooperação: “assinem, mas contribuam. Se for para assinarem e depois não fazerem nada, não assinem. O mundo não precisa disso”.
Durante o lançamento da Campanha, a ONU-Habitat e diversos parceiros assinaram protocolos de cooperação. Pela iniciativa privada, empresas e instituições do mundo, como a Câmara Imobiliária da China (CREEC), Siemens AG, Fundação Siemens, Arcadis NV, Veolia Environment, Zerofootprint, Pressgroup Holdings Europe SA, ISTED (Instituto de Ciências Tecnológicas para o Desenvolvimento Ambiental) e Instituto de Planejamento Urbanístico da região da Ilha-de-França. As propostas visam a colaboração financeira ou apresentação de alternativas, além de disponibilização mão-de-obra especializada para as cidades participantes.
Segundo a prefeita Carla Machado, São João da Barra está interagindo com outras cidades do mundo e apresentando com seus projetos para um desenvolvimento sustentável, podendo atrair novos parceiros e consequentemente investimentos nas mais diversas áreas, principalmente infraestrutura, qualificação, inovação tecnológica e ambiental.
Além disso, a prefeita frisa que “o município vai sofrer impactos nas mais diversas áreas como saúde, educação, saneamento, segurança, habitação, e as contribuições de cidades de outras partes do mundo que já passaram por experiência parecida poderão ser absorvidas e colocadas em prática”.
OUTROS BENEFÍCIOS DA CAMPANHA - A prefeita destaca que os benefícios da Campanha são inúmeros, como a exposição para uma rede global de parceiros com políticas e práticas inovadoras em desenvolvimento urbano sustentável; reconhecimento nacional e internacional como uma cidade comprometida com inovação e mudanças; insights sobre novas parcerias público-privadas e modelos de investimento; oportunidades de aprendizado com um grande número de cidades e comunidades engajadas em oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, tecnologias e know-how; acesso a um vasto conjunto de instrumentos, métodos e abordagens, já testados, para o desenvolvimento sustentável, o planejamento e a gestão urbana, a produção da habitação e dos serviços e equipamentos urbanos.
do site da PMSJB
2010/03/26
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