2010/03/30

Caos no transporte

Há pouco mais de uma semana o blog já alertava para o que se desenhava uma paralisação dos motoristas e cobradores dos coletivos em Campos dos Goytacazes. Segundo informações recebidas, a reivindicação de aumento, para ser atendida, elevaria a passagem atual, de 1 real e 60 centavos (vamos esquecer aqui a passagem a 1 real, que não atende toda a população) para 2 reais e 20 centavos! Pode ser ainda que para garantir a passagem a 1 real, para aqueles que penaram sob chuva e sol, em longas filas, para a realização de um "cadastro", a prefeitura tenha que aumentar o repasse feito para as empresa de transporte.
Particularmente não acreditamos nesse aumento, e, assim ocorrendo, os milhares de trabalhadores que dependem do já ultrapassado sistema de transporte público em Campos podem se preparar para um (ou alguns) dia(s) de caos, sendo obrigadas a utilizarem vans nem sempre regulares e em péssimo estado de conservação e carros particulares piratas, sem absolutamente nenhuma condição de tráfego, que continuam livremente, sem qualquer tipo de fiscalização ou repressão, transportando passageiros. O dito popular é sábio: "O pior cego é aquele que não quer ver." Uma exposição indecente e inconsequente dessas pessoas ao perigo.
Se já não bastasse a inexistência de um planejamento para o trânsito de Campos por parte da prefeitura, via Empresa Municipal de Transportes, a população ainda é obrigada a conviver com um sistema de transporte público altamente deficiente principalmente em relação à cobertura de linhas para bairros e distritos e cumprimento de horários. Vivemos numa letargia na sua forma mais ampla, em que a competência não cavalga na planície de terra roxa (ou seria vermelha?)
175 anos. Comemorar o que?

Nenhum comentário: