2009/04/15

Porto do Açu no PAC

RIO - Em encontro de mais de 40 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Eike Batista - o empresário mais rico do país, segundo a revista "Forbes" - praticamente conseguiu a inclusão do Porto de Açu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra, avaliada em US$ 1,6 bilhão, está sendo feita em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio.
- Foi sugerida a ele (presidente) a inclusão da obra, e ele aceitou a ideia. O presidente vai informar à ministra Dilma (Rousseff, da Casa Civil, que coordena o programa), para ver se o projeto se enquadra ao PAC - disse Eike.
Segundo o empresário, fazer parte do PAC significará melhores condições de financiamento para as indústrias que quiserem se instalar no polo industrial, por meio das linhas do BNDES.
- Ouso dizer que será o maior polo industrial da América do Sul - disse o empresário, ao sair da reunião com o presidente Lula, acompanhado do filho Thor, de 17 anos.
O projeto, desenvolvido pelo braço de logística do grupo, a LLX, já tem o dedo do governo. O BNDES Participações comprou 12,5% da companhia este ano:
- Via BNDESpar, o governo já tem uma participação no projeto. Acertamos também uma visita do presidente Lula às obras, o que dará outra conotação ao projeto.
O Porto do Açu deve estar pronto até o fim de 2011.

O Globo

Nenhum comentário: