2016/02/26

Campos: o que está acontecendo?

Data: 25/02/2016 - 00:01:01

Médico denuncia caos no HGG: até carneiro anda no corredor do hospital

Ele afirma que vê mais o carneiro no hospital que o diretor Wilson Cabral


"A situação é caótica no Hospital Geral de Guarus (HGG)". A denúncia não é de um paciente insatisfeito mas de um médico - cansado da bagunça que encontra todos os dias em que chega para trabalhar. "Não sei como a Vigilância Sanitária não fecha o hospital. As condições de higiene são péssimas", acusa o profissional, que não revelou a identidade por medo de represálias: "A prefeitura manda a gente para a localidade mais distante do centro como forma de punição", revela.

Segundo ele, há cerca de um ano, foram furtados do hospital os equipamentos para a realização de colonoscopia e endoscopia. Desde então, estes exames não são mais oferecidos. O denunciante aponta que os pequenos furtos continuam. Na terça-feira (23), um armário do ambulatório foi arrombado e dele foram retirados um aparelho de aferir a pressão arterial, um ventilador e até um aparelho de DVD que era usado para distrair os pacientes mais jovens. O médico chegou a ir à DP de Guarus. Mas a atendente da delegacia disse que havia diversas ocorrências e que a queixa somente seria preenchida em boletim horas mais tarde. Assim, o médico desistiu de dar queixa. Sem registro, é como se o crime não tivesse ocorrido.

O médico entregou à reportagem esse vídeo no qual um carneiro circula pelos corredores do hospital, bem como fotos que apontam o estado de abandono: "Não tem mais aparelho de ar refrigerado no hospital. A não ser que exista um no gabinete do diretor Wilson Cabral, que nunca aparece por aqui. Tem médico aqui que nunca viu o diretor", denuncia. Ainda segundo ele, faltam cadeiras nos ambulatórios e lençóis nos leitos. "Não tem água na pia para lavar as mãos nem papel para limpar o peito do paciente após o exame de ecocardiograma, por exemplo".

Nas fotos, há ambulâncias abandonadas e com mato ao redor. Em outro flagrante, o armário que foi furtado esta semana. Ontem, às 18 horas, a temperatura na UTI era de 33 graus, "com direito a insetos".






Como não há verba prevista para mudar o quadro caótico que o hospital apresenta, alguns médicos chegam a comprar maçanetas para as portas, cadeados e madeiramento para evitar a ação da chuva. Tudo em vão. Não há seguranças zelando pelo patrimônio e, assim, "o hospital fica ao Deus dará" diz o denunciante. "Aqui falta até mesmo o medicamento Hidrato de Cloral, um sedativo para exames cardíacos rápidos em crianças e ainda o Fentanyl - sedativo usado em anestesias". Antes de concluir, o médico revelou que também faltam roupas estéreis e que, por esse motivo, diversas cirurgias estão sendo suspensas. Segundo a denúncia, faltam ainda os medicamentos Ranitidina, Omeprazol, Vancomicina, Dobutamina, Polimixina B e Teicoplanina.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato, por e-mail, com a assessoria de Comunicação da prefeitura explicando o conteúdo da denúncia. A resposta é esta: "A direção da unidade desconhece a falta de equipamentos, assim como o roubo. Com relação ao carneiro, trata-se de uma imagem antiga que está circulando na internet. O HGG não tem como fechar todos os seus acessos e fica próximo a uma área de preservação ambiental, o que impede a construção de muros nos fundos da unidade. A entrada de algum animal, caso ocorra, é prontamente resolvida pelas equipes de apoio".


 http://www.jornalterceiravia.com.br/noticias/campos-dos-goytacazes/81534/medico-denuncia-caos-no-hgg-ate-carneiro-anda-no-corredor-do-hospital

Obs. o Blog está, obviamente, aberto ao contraditório.

Nenhum comentário: