2011/01/14

Volta a chover forte na Região Serrana; mortos vão a 509

Volta a chover forte em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, na manhã desta sexta-feira (14). Este é o terceiro dia consecutivo de chuvas na região.

De acordo com a defesa civil, em Teresópolis e em Itaipava, também na região serrana, a chuva é fina, porém constante.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Teresópolis deve permanecer nublado a encoberto, com chuva e possíveis trovoadas, nesta sexta. A tempertatua máxima pode chegar aos 30°C, enquanto a mínima fica em torno dos 20°C.

Maior tragédia da história

Esta já é considerada a maior tragédia climática da história país. Até o início desta manhã, já passava de 500 o número de mortos na região. Em Teresópolis, já são 1.200 desabrigados e 1.300 desalojados. Mas há locais em que o socorro ainda não chegou. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.

No ano passado, de janeiro a abril, o estado do Rio de Janeiro teve 283 mortes, sendo 53 em Angra dos Reis e Ilha Grande, na virada do ano, 166 em Niterói, onde se localizava o Morro do Bumba, e 64 no Rio e outras cidades atingidas por temporais em abril. Em SP, durante o primeiro trimestre de 2010, quando a chuva destruiu São Luiz do Paraitinga e prejudicou outras 107 cidades, houve 78 mortes. Os números da Região Serrana do RJ superam ainda os de 2008 em Santa Catarina, com 135 mortes.

G1
c/ed.

Nenhum comentário: