2011/01/12

Chuvas na região serrana - mais notícias

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, desembarca hoje (12) por volta das 16h, no Rio de Janeiro, para sobrevoar as áreas afetadas pelas chuvas dos últimos dias na região serrana, acompanhado do secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner. A visita foi determinada pela presidente Dilma Rousseff, depois que o governador Sérgio Cabral conversou com ela, por telefone, sobre medidas para socorrer a região.

De acordo com a nota do governo do Rio, o governo federal dará todo o apoio ao Rio de Janeiro, por meio dos ministérios da Integração Nacional, da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente e dos Transportes.

O senador eleito pelo Estado do Rio de Janeiro Lindberg Farias (PT-RJ) se encontrou com o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Segundo Farias, Palocci garantiu que o governo federal se comprometeu a oferecer "o que for necessário" para o Rio. "Já há um esquema articulado de ajuda ao Estado do Rio de Janeiro", disse Lindberg.

O total de mortos pelas chuvas ainda é incerto -- há dezenas de pessoas mortas no Estado. Dilma Rousseff também telefonou para o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) para prestar solidariedade pelas chuvas que atingem São Paulo.

Marinha

Nesta manhã, o governador solicitou ainda ajuda à Marinha -- Cabral pediu ao comandante da Marinha Brasileira, almirante Júlio Moura, aeronaves para o deslocamento de mais tropas e equipamentos do Corpo de Bombeiros, o que será providenciado pela Marinha.

Cabral afirmou ainda que irá à região serrana nesta quinta-feira (13) e disse que "lamenta profundamente a perda de vidas nesta tragédia causada pelas chuvas e manifesta a sua solidariedade às famílias, inclusive às dos bombeiros que morreram no momento em que se deslocavam, em Friburgo, para cumprir, com a garra e a dedicação de sempre, o dever de salvar vidas".

As cidades mais atingidas pelas chuvas no Rio são Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

Uol
*Com informações de Camila Campanerut, do UOL Notícias em Brasília

Nenhum comentário: