2011/01/12

Chuvas na região

Bombeiros são soterrados durante resgate em Nova Friburgo

Fortes chuvas na Região Serrana causam a morte de nove pessoas


Rio - A Defesa Civil informou, nesta quarta-feira, que três bombeiros foram soterrados quando faziam um resgate na Rua Marques Braga, no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Equipes já foram enviadas para retirar os militares da terra.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil confirmam nove mortes causadas pelas fortes chuvas que atingiram os municípios desde a noite de terça-feira. Três óbitos foram registrados em Nova Friburgo e outras seis pessoas morreram em Teresópolis.

Um homem de 64 anos e a uma criança de sete anos morreram após o desabamento de um imóvel na Rua São Roque, no bairro de Olaria. A outra vítima, segundo os militares, teria morrido em um local distante da cidade. Um bebê foi resgatado com vida dos escombros, além de um menino de 10 anos. Mais de 10 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil, o município pode registrar mais mortes já que 30 deslizamentos de terra ocorreram nas últimas horas. As ruas de Nova Friburgo ainda estão alagadas e até mesmo veículos grandes e pesados têm dificuldades para trafegar.

Itaipava e Teresópolis também sofrem

O Corpo de Bombeiros informou também que a situação em Friburgo é considerada muito grave - os militares já receberam mais de 90 chamados de socorro. Equipes do Rio de Janeiro estão se deslocando para o município para auxiliar nos trabalhos.

Mesmo sem um balanço oficial sobre o número de vítimas, o Corpo de Bombeiros informou que houve deslizamento de barreiras. Mais de 100 pedidos de socorro foram atendidos na Região Serrana, sendo que 42 sobre desabamento - 30 apenas em Friburgo.

Segundo a concessionária Rota 116, administradora da rodovia que liga o Rio a Friburgo, devido as diversas quedas de barreiras ao longo da estrada, dois trechos estão fechados ao trânsito desde a: no Km 88, na altura de Furnas, e do Km 75, em Muri, ao Km 78, em Ponte da Saudade. Ainda não há previsão de liberação da via.

Na Rio-Teresópolis, pista sentido Além Paraíba, vários pontos estão interditados em decorrência de quedas de barreiras e de vegetação. A CRT, concessionária que administra a via, ainda está fazendo um levantamento dos trechos mais complicados. A Serra de Petrópolis também tem vários pontos interditados por obras e queda de barreiras.

O Dia

Nenhum comentário: