2011/01/12

Chuva deixa 139 mortos na Serra

Rio - O número de mortos na Região Serrana subiu para 139 no final da tarde desta quarta-feira. No município de Teresópolis são 114 vítimas fatais, em Petrópolis 18 e em Nova Friburgo sete mortos. Até o momento, de acordo com a Defesa Civil de Teresópolis já foram registrados cerca de 960 desabrigados e 1280 desalojados.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os óbitos ocorreram principalmente nas localidades de Poço dos Peixes, Fazenda da Paz (bairro Posse) e Granja Florestal. Também tiveram vítimas no Parque do Embuí, Barra do Embuí, Vale Feliz, Jardim Serrano, Caleme e em Bonsucesso, na zona rural do município. Foram 17 bairros atingidos.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, já declarou situação de emergência no município. O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, está com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhando no resgate de vítimas, na identificação de áreas de risco e orientando os atingidos a se dirigirem para os abrigos preparados pela Prefeitura. São 800 homens em um trabalho constante para encontrar desaparecidos e encaminhar os desabrigados. De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro.

A orientação é para que os desabrigados se dirijam para o Ginásio Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Centro, com capacidade para 200 pessoas, e para um galpão situado na Rua Tamoio, s/n, no bairro do Meudon, onde cabem 400 pessoas. As escolas dos bairros atingidos também estão acolhendo as vítimas.

O município ficou sem energia desde 2h da manhã e o serviço começou a ser restabelecido por volta de 8h30 da manhã desta quarta-feira, mas alguns bairros seguem sem o fornecimento de energia.

A Prefeitura de Teresópolis está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues no Ginásio Pedrão. Informações também podem obtidas pelo telefone da Defesa Civil: 199.

Encontram-se em Teresópolis para apoiar as ações do Governo Municipal no atendimento às vítimas o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos. O Senador Lindberg Farias está se dirigindo ao município, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do ministro das Relações Institucionais, Luis Sérgio. Eles chegaram por volta das 16h15m ao Aeroporto Santos Dumont.

Conta corrente para doações

A Prefeitura de Teresópolis disponibiliza, a partir desta quarta-feira, uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente está disponível na Agência 0741 do Banco do Brasil, com o número 110000-9.Outras doações, como alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal - como sabonete, pasta de dentes, fralda descartável e absorvente higiênico, podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, número 211, Várzea.

Drama em Itaipava

Uma mansão em frente à pousada Tambo de los Incas, em Itaipava, na Região Serrana, foi soterrada nesta quarta-feira. Nela estavam 16 pessoas, entre elas parentes do empresário Erick Connolly, ligado ao Banco Icatu. A família havia alugado a casa para temporada.

A mulher de Erick sobreviveu e passa por uma cirurgia, mas o casal perdeu os três filhos na tragédia. A estilista Daniela Connolly, irmã de Erick, também morreu com dois filhos, a babá e o marido no desabamento.

Comércio fechado em Nova Friburgo

Estabelecimentos comerciais estão fechados no município de Nova Friburgo que registra até a tarde desta quarta-feira, sete mortos. Lojas e supermercados só abriram para limpeza. De acordo com a Defesa Civil o número de mortos ainda pode ser superior ao divulgado.

O Dia
c/ed.

Nenhum comentário: