2009/12/16

Ponte do Porto do Açu pronta em 2010

As obras da ponte de três quilômetros que servirá de acesso ao Porto do Açu, em São João da Barra, já estão 86 por cento executadas. A conclusão está prevista para março de 2010. A informação foi prestada na segunda-feira pela assessora de imprensa da LLX, Bárbara Bortolin, durante almoço de confraternização oferecido pela empresa a jornalistas de Campos e São João da Barra. De acordo com a representante da empresa, do grupo EBX, faltam apenas 200 metros para a ligação do continente à estrutura offshore, que terá 10 berços para atracação, recebendo produtos como minério de ferro, granéis sólidos e líquidos, carga geral e material siderúrgico.

— As obras estão dentro do cronograma previsto e a ponte já tem data para ser entregue, em março de 2010. Enquanto isso está indo a todo vapor a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do porto, que terá uma profundidade de 18,5 metros, com posterior expansão para 21 metros, e capacidade para receber navios de 220 mil toneladas de porte bruto, com fretes mais competitivos — disse Bárbara Bortolin, acrescentando que as obras empregam cerca de três mil pessoas, mais da metade delas de São João da Barra e Campos.

Segundo a assessora de imprensa da LLX, no início do próximo ano também começa a terraplanagem do pátio logístico, numa área de 694 hectares. Ela explicou que o projeto já recebeu licença ambiental dos órgãos responsáveis,devendo a obra ampliar o número de empregos na região, e que as operações do pátio logístico vão permitir a importação e exportação de produtos de diversas origens. Com isso, o Porto do Açu passará a oferecer serviços em escala comercial para uma variedade de atividades produtivas, tornando-se um atrativo para indústrias e empresas de serviços mais variados, que buscarão se instalar na região, beneficiando-se das facilidades do porto. O pátio está previsto para começar a operar em 2012.

fonte: site da Folha da Manhã

Nenhum comentário: