2009/12/22

Cabral lidera disputa pelo governo do Rio, diz Datafolha

RIO - O governador Sérgio Cabral (PMDB) lidera a corrida eleitoral pelo governo do Estado do Rio, em 2010, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira pela "Folha de S.Paulo". De acordo com o levantamento, Cabral tem entre 36% e 39% das intenções de votos e, dependendo do cenário, abre uma vantagem de 13 a 15 pontos sobre o segundo colocado. Em São Paulo , o governador José Serra (PSDB) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) venceriam a disputa em 1º turno, segundo o instituto. Em Minas , o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), se mantém na frente.

A pesquisa do Rio mostra ainda que o principal adversário de Cabral é o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que aparece na segunda posição, com um percentual de votos entre 23% e 24%.

Em seguida, aparece o deputado federal Fernando Gabeira (PV), que já deu sinais que pode optar pela disputa ao Senado em 2010. O deputado verde tem entre 14% e 17% das intenções de voto.

Quando o nome de Gabeira é substituído pelo de Cesar Maia (DEM), o ex-prefeito parece com um percentual que oscila entre 12% e 13%. Já o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), surge na lanterna com uma fatia entre 6% e 8% do eleitorado.

O levantamento revela ainda que o desempenho de Cabral é melhor no interior do estado, onde alcança um percentual de 44% do eleitorado. Já na capital, aparece com 32%, sua pior taxa. Segundo a pesquisa, Garotinho também tem bom desempenho no interior, assim como nas faixas de menor renda e escolaridade.

Já Gabeira, diz o Datafolha, consegue atrair mais votos na capital e nas camadas de maior renda e escolaridade. Cesar Maia, por sua vez, encontra na capital o dobro dos votos que conseguiria no interior.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Dilma cresce, mas Serra mantém liderança isolada
No domingo, o Instituto Datafolha mostrou que Serra se mantém na liderança isolada na corrida pela sucessão presidencial. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, enquanto a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT e do presidente Lula, chegou a 23% - seu maior índice já captado pelo instituto. De acordo com a pesquisa, os dois cresceram em relação à consulta de agosto: Serra subiu um ponto, e Dilma, seis.

O Globo

Nenhum comentário: