2009/03/23

Greve na Petrobras

Petrobras diz que produção está normal, apesar de greve; sindicalista vê 'risco'

A Petrobras (PETR4) divulgou nota à imprensa nesta segunda-feira afirmando que "todas as unidades da companhia funcionam normalmente", apesar da greve dos funcionários iniciada na noite de domingo (dia 22).
A empresa acionou o plano de contingência para garantir a normalidade da produção e do abastecimento do país. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a plataforma P-34, na bacia de Campos, chegou a interromper a produção na manhã desta segunda-feira, mas voltou a funcionar com o plano emergencial.
O coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, disse que há funcionários da área burocrática sendo alocados para operar as unidades de produção, "o que aumenta o risco de acidentes nas plataformas". A companhia afirmou, por meio de comunicado, que "a produção e a segurança das operações e dos empregados não foram afetadas".
Os trabalhadores reivindicam mais participação na distribuição de lucros e resultados da companhia, o pagamento de trabalho em feriados como hora extra, e não como jornada ordinária adicional, e a manutenção dos empregos terceirizados, além de melhoras nas condições de segurança.
A greve foi aprovada por 17 sindicatos com o propósito de paralisar totalmente a produção de petróleo no Brasil, assim como as refinarias e os terminais de distribuição de combustíveis da Petrobras.
A estatal disse que está aberta a negociações e que todas as medidas serão tomadas para garantir a normalidade das operações da empresa.
No ano passado, o lucro da Petrobras cresceu 58%, para R$ 33,915 bilhões.
Em julho de 2008, os petroleiros paralisaram as atividades em 33 das 42 plataformas marinhas da companhia, o que causou uma redução de 16% na produção da empresa durante cinco dias.

Uol Economia
(Com informações de Efe e Reuters)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Luciano
Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, no Largo da Imprensa, a Associação Regional de Teatro Amador - ARTA - promove uma manifestação livre com a presença de vários artistas de Campos em comemoração ao Dia Internacional do Teatro.
O evento tem grande importância, uma vez que resgata a tradição dos artistas de Campos de irem para a rua celebrar o seu dia, o que não acontece há dez anos.
" O artista sabe que o seu verdadeiro palco é a rua, e junto ao povo. Vamos voltar ao nosso palco e em grande estilo", disse Dedé.
Vão ser apresentadas várias performances com artistas do Teatro Amador de Campos, de poetas, músicos, números circenses e , contando ainda, com nomes históricos na luta pelo Teatro e pela arte campista, que serão homenageados pela entidade. O convite é feito a toda população campista que nunca deixou de prestigiar a prata da casa.
SEXTA -FEIRA É DIA DE FAZER ARTE!!!!!

Dedé Muylaert _ Presidente da Associação Regional de Teatro Amador - ARTA