2008/11/20

Pobre Paraíba do Sul...

O Globo
Produto tóxico
Vazamento de inseticida interrompe abastecimento de água em seis municípios


RIO - O vazamento de pelo menos 1,5 mil litros de endosulfan - inseticida organoclorado com alto teor tóxico - da empresa Servatis no Rio Pirapitinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, em Resende, provocou a interrupção do abastecimento de água de seis cidades do Médio Paraíba e uma mortandade aguda de peixes na região.
Conforme reportagem de Dicler de Mello e Souza e Tulio Brandão publicada nesta quinta-feira no jornal O GLOBO ( assinantes têm acesso à íntegra na edição digital ), o acidente aconteceu na terça-feira no pátio da indústria química. A empresa foi autuada pela Feema, e o valor da multa será determinado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca). Os responsáveis serão autuados por crime ambiental.
Até quarta-feira, quatro municípios não tinham retomado o abastecimento: Porto Real, Quatis, Pinheiral e Barra do Piraí. Volta Redonda e Barra Mansa reiniciaram a captação, mas a Feema determinou nova paralisação. Por precaução, a Secretaria estadual do Ambiente solicitou à Agência Nacional de Águas a interrupção momentânea da transposição na barragem de Santa Cecília das águas do Paraíba para o Rio Guandu, onde é captada a água que abastece a Região Metropolitana do Rio.
O pesticida que contaminou o Paraíba foi banido na União Européia e é usado com restrição em vários países, devido ao seu alto potencial tóxico - a substância se acumula no corpo e ataca o sistema neurológico. Em depoimento à Feema, os funcionários da empresa disseram que o acidente ocorreu durante o descarregamento do produto. Uma mangueira se soltou sem que ninguém percebesse e os tanques de contenção estavam com o dreno aberto.

Nenhum comentário: