2008/11/14

Greve

E-mail recebido da ESA-OAB

A pedido da OAB/RJ, Justiça dá liminar que obriga serventuários a manter 50% do pessoal trabalhando
Da redação da Tribuna do Advogado 13/11/2008 - No fim da tarde desta quinta-feira, o juiz Guilherme Disenthaler, da 15ª Vara Federal, concedeu liminar solicitada pela OAB/RJ e determinou que os serventuários da Justiça, em greve há quase dois meses, mantenham pelo menos 50% do pessoal trabalhando para garantir atendimento das demandas urgentes. Caso a decisão não seja cumprida, o SindJustiça terá que pagar multa de R$ 10 mil por dia.
Apesar do compromisso assumido com a Seccional da OAB, os dirigentes do SindJustiça não puseram ontem em votação, na assembléia da categoria, a proposta de que os serventuários atendessem os mandados de pagamento - uma das questões urgentes que, com a greve, foram afetadas.
A OAB/RJ reconhece a procedência da reivindicação salarial dos serventuários, mas não compactua com o corporativismo que marcou o movimento e que fez com que a greve - de um instrumento legítimo de luta dos trabalhadores - se transformasse num autêntico pesadelo para centenas de milhares de pessoas que precisam do Judiciário para resolver problemas urgentes.
Se é verdade que o governador Sérgio Cabral e a Assembléia Legislativa têm responsabilidade direta pelo impasse, a insensibilidade e a intransigência dos serventuários transformou seu movimento em uma greve que, na prática, é contra a população.
Assim, depois de inúmeras tentativas de mediar um acordo, à OAB/RJ só restou a alternativa de recorrer à Justiça, em defesa dos legítimos interesses da população e dos advogados.

Esperamos, agora, com a decisão do judiciário, uma rápida normalização dos serviços.

Nenhum comentário: