2008/11/29

Desabrigados

Número de desabrigados e desalojados pelas chuvas no Rio passa de 2.800
da Agência Brasil

O número de desabrigados no Estado do Rio de Janeiro chegou a 833 hoje (28), com as 436 pessoas que tiveram de deixar suas casas na noite de quinta-feira (27) no município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. A informação é da Defesa Civil Estadual. O total de desalojados - aqueles que tiveram de deixar suas casas mas vão para as residências de amigos ou familiares - se mantém no Estado em cerca de 2.000 pessoas.
Segundo o chefe da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, a região do Imbé é a mais atingida na cidade. Ele informou que a Lagoa de Cima transbordou e algumas pessoas já estão sendo retiradas. Nessa área, existem cerca de 500 casas, a maioria de pescadores. O Rio Ururaí, em cujas proximidades moram mais de 3 mil pessoas, já invadiu várias casas. Oliveira disse que, em Campos, que fica em uma região muito plana, a água atinge com rapidez as casas.
De acordo com a Defesa Civil, em todo o estado, o município mais afetado pelas chuvas continua sendo Rio Bonito. O município também apresenta maior risco de novos alagamentos e deslizamentos de terra.
Levantamentos realizados pela Defesa Civil da cidade identificaram aproximadamente 2 mil casas em risco de desabamento. O coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, coronel Jomar Coimbra, informou que os principais bairros atingidos são Boqueirão, Bosque Clube, Rio Vermelho e Marajó, onde cinco casas desabaram e duas pessoas morreram na última terça-feira. Por causa das chuvas, houve uma erosão no acostamento da BR-101, sentido Rio, na altura do km 28, em Campos dos Goytacazes, perto da divisa com o Espírito Santo, e a pista está parcialmente interditada. O fluxo funciona em sistema de pare e siga.

Nenhum comentário: