2008/11/27

Chuvas

Cerca de 3,5 mil sofrem com chuvas no Rio e no ES
Yahoo

Quase 2 mil pessoas no Rio de Janeiro e cerca de 1.500 no Espírito Santo foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram grande parte das regiões Sul e Sudeste do País. No Estado do Rio, os municípios de Barra do Piraí, Paracambi, Silva Jardim, Rio Bonito e Carapebus decretaram situação de emergência. Em Rio Bonito, uma menina de 3 anos e uma mulher de 23 morreram na terça-feira soterradas no desabamento de suas casas. A Defesa Civil carioca informou que há 1.508 desalojados e 477 desabrigados.
No Espírito Santo, Iconha, Vargem Alta, Baixo Guandu, Vila Velha, Domingos Martins, Marechal Floriano, Guarapari e Itapemirim também decretaram situação de emergência. No Estado há 450 pessoas desalojadas - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 336 desabrigadas - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos. Segundo a Defesa Civil estadual, há locais onde já começam a faltar comida e água, como o bairro de Portal da Garças, em Vila Velha, onde a única maneira de entrar e sair é de caminhão ou embarcação.
No Espírito Santo 890 imóveis foram danificados, 19 casas destruídas e outras 55 correm risco de desabamento por estarem em área de risco. Já foram registrados 91 deslizamentos de terra. Hoje, a Polícia Rodoviária Federal interditou dois quilômetros da BR-101, entre os municípios de Fundão e Ibiraçu. A previsão de reabertura da estrada é amanhã. Na Grande Vitória, a ferrovia Centro-Atlântica está, desde terça-feira, bloqueada por causa da queda de um barranco e de deslizamento de pedras.

Obs. Em Campos dos Goytacazes, alguns pontos que já apresentavam problemas, como Ururaí, tiveram a situação agravada com as fortes chuvas que caíram hoje.
Outras informações, do site da PMCG:

"Do dia 17 até o momento aproximadamente 375mm de chuva foram registrados no município, segundo a Defesa Civil. Mais de 500 famílias já receberam assistência de equipes da Defesa Civil Municipal, da secretaria de Promoção Social e do Departamento de Habitação da secretaria de Promoção Social.
“Estamos enviando assistentes sociais para todas as localidades que estão sofrendo com as chuvas, levando cestas básicas, colchonetes, água e roupas”, informou a sub-secretária de Promoção Social, Maria Luiza dos Santos Moutinho.
Nesta quarta-feira (26) foram computados quantitativos referentes ao número de famílias desabrigadas em toda região. Ururaí, 16 famílias; Lagoa de Cima, 10; 23 no parque Eldorado; 24 no Jardim Carioca; 119 em Santa Rosa; e 11 no parque Bandeirantes. Em Custodópolis 7 famílias estão desalojadas e em Rio Preto 12.
Nesta quinta-feira (27), outra chuva intensa castigou o município durante praticamente todo o dia, fazendo com que a prefeitura atendesse mais famílias atingidas. Em Ururaí, a creche Luiz Gonzaga abrigou 23 famílias, sendo 50 adultos e 43 crianças, enquanto a Escola João Borges recebeu 15 famílias e a Escola Mário Barroso abrigou mais 12 famílias, sendo 25 crianças e 12 adultos.
― A situação em Lagoa de Cima vem se agravando, mas nossa equipe em parceria com os pescadores locais vem prestando socorro à população. Uma iniciativa nossa foi oferecer o combustível para os barcos e eles se prontificaram a nos ajudar, o que foi importante para a eficiência do trabalho ― salientou o comandante da Defesa Civil municipal, Henrique Oliveira."

Nenhum comentário: