2014/10/27

Sicoob já é a maior instituição financeira privada em três estados e no DF

Instituições financeiras cooperativas do Sistema já respondem por até 50,7% das operações realizadas no mercado em quatro regiões do país


O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é a maior instituição financeira privada nos estados de Rondônia, Espírito Santo, Santa Catarina, e no Distrito Federal quando considerados os números dos bancos privados. O índice é baseado na soma das operações de crédito, empréstimos, títulos descontados e dos financiamentos – inclusive, rural e agroindustrial.

Em Rondônia, o Sicoob representa 50,7% das operações de crédito realizadas no mercado. No Espírito Santo, a participação é de 48,2% e em Santa Catarina representa 22,7%. No Distrito Federal, as operações correspondem a 23,1%.


A informação é do último relatório de Análise de Operações de Crédito (data-base de março de 2014), elaborada pela Assessoria de Planejamento e Projetos Corporativos do Sicoob. O documento tem como base o Balanço das Cooperativas e o arquivo Saldos de Estatística Bancária por Município (Estban), gerado mensalmente pelo Banco Central (BC).

Para o presidente do Sicoob, Henrique Castilhano Vilares, a expansão das instituições financeiras cooperativas pode ser atribuída à ampliação do portfólio de produtos e serviços e aos diferenciais oferecidos pelo setor. O portfólio das cooperativas tem sido substancialmente ampliado e, até certo ponto, igualado às soluções dos bancos de varejo. O Sicoob oferece serviços e produtos financeiros iguais aos de um banco: conta corrente, cobrança bancária, débito automático de contas, cartões de crédito e débito, internet e mobile banking, seguros, aplicações financeiras, poupança, entre outros. Porém, com taxas de juros mais baixas, cartões com bandeira própria, sobras (divisão dos lucros), tarifas reduzidas, e um atendimento personalizado”, diz.


Ainda, de acordo com o estudo, no estado de Minas Gerais o Sicoob ocupa o 3º lugar em operações de crédito e em financiamento e 1º em financiamento rural e agroindustrial. Neste último quesito, em Goiás e Maranhão ocupam a 2ª colocação. No Tocantins, esta na 3ª posição, considerando apenas os bancos privados.


Sicoob nos municípios 


De acordo com o Banco Central (BC), apenas 4,5% dos 5.564 municípios brasileiros não têm nenhuma pessoa cooperada a uma cooperativa. Mais uma vez, Santa Catarina é forte exemplo nesse cenário: 40% dos 1.480 pontos de atendimento financeiro pertencem às cooperativas, percentual que faz do estado o representante da maior rede de instituições financeiras cooperativas do Brasil. O Sicoob possui 295 desses pontos, o que representa 19,9%.


Sobre o Sicoob


O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 2,7 milhões de associados, 2,2 mil pontos de atendimento, distribuídos em 25 estados e no Distrito Federal. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

Nenhum comentário: