2014/10/23

CNBB critica ataques na campanha presidencial e defende propostas

Arcebispo afirmou que os candidatos “descambam” para ataques pessoais.
Último debate na TV será "importante"

' para indecisos, disse religioso.


O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, condenou nesta quinta-feira (23) os ataques mútuos entre os candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) durante a campanha eleitoral. Para o religioso, os eleitores são iludidos quando os candidatos partem para ataques pessoas em detrimento da discussão de propostas.

“É lamentável, porque eu sempre disse aos candidatos que o importante não é o resultado nas urnas, mas a contribuição que dariam para aperfeiçoar nossa democracia, ajudar o cidadão a se tornar mais participante e discutir propostas para o país. Mas muitas vezes a campanha descamba para outro rumo”, disse o cardeal em entrevista à imprensa na sede da CNBB, em Brasília.

Ele fez referência a um debate no primeiro turno, organizado pela CNBB, no qual Dilma e Aécio trocaram farpas sobre corrupção.


“No nosso debate, tentamos elevar o nível em termos de perguntas, mas o que nós vemos é que a campanha se descamba para ataques pessoas utilizados pelos marqueteiros. Nem sempre esses ataques correspondem à verdade. O marqueteiro tem um papel muito importante e o eleitor, que está ansioso em ver projetos para o país, fica defraudado”, disse Damasceno.

Debate na TV Globo

O arcebispo afirmou ainda que o último debate entre os presidenciáveis, que será realizado pela TV Globo na sexta-feira (24) depois da novela Império, será “importante” para a população escolher seu candidato. O programa vai contar com perguntas de eleitores indecisos, que estarão na plateia.

“Será importante, uma oportunidade para os candidatos se apresentarem mais tranquilos, sem ataques. Para que os indecisos ou desejosos de votar nulo se sintam mais animados a participar das eleições”, disse o cardeal.


Matéria integral em:
http://g1.globo.com/distrito-federal/eleicoes/2014/noticia/2014/10/cnbb-critica-ataques-na-campanha-presidencial-e-defende-propostas.html

Nenhum comentário: