2014/10/28

IV SRHIDRO do IFFluminense começa nesta terça


Seminário regional será realizado de 28 a 30 de outubro e vai debater gestão de recursos hídricos, com ênfase na proposta de transposição do rio Paraíba do Sul
O tema deste ano é “Quantidade e qualidade das águas: inovação tecnológica em recursos hídricos”. A programação inclui palestras, mesas redondas, minicursos, lançamento de livro, exposição de painéis e apresentações orais. O evento ocorre entre 28 e 30 de outubro, no campus Rio Paraíba do Sul/Upea.
De acordo com o diretor da unidade, Vicente de Oliveira, o foco principal do seminário será a situação da bacia do rio Paraíba do Sul. "O IV SRHIDRO discutirá a crise da água na bacia do Rio Paraíba do Sul e as consequências da provável transposição do rio no estado de São Paulo, na região do Baixo Paraíba do Sul. No evento serão propostas ações para possivelmente reverter a degradação ambiental na bacia."
O evento será aberto com a palestra do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda. No dia 28, também será lançado o livro “Os manguezais do Sul do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro”, de autoria do professor Arthur Soffiati. Publicado pela Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense, o livro é resultado da tese de doutorado do autor em história ambiental, que examina a transformação dos manguezais da região mencionada em suas relações de equilíbrio e desequilíbrio, em um recorte temporal secular.
Na quarta-feira, dia 29, será realizada a mesa redonda “Quantidade e Qualidade da Água”, que debaterá questões envolvidas na transposição de bacias hidrográficas, como os aspectos técnicos e os impactos ambientais. A mesa focará especialmente a proposta de transposição do baixo Paraíba do Sul.
Na quinta-feira, dia 30, ocorrerá o V Fórum do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego. Serão abordados temas como os avanços e os desafios para a implantação de instrumentos de gestão de recursos hídricos e o papel da sociedade civil no controle social da gestão participativa e descentralizada das águas.
Também estão programados para todos os dias do evento a realização de vários minicursos e a apresentação de trabalhos acadêmicos, na forma de painel e de comunicação oral.
O IV SRHIDRO é promovido pelo Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense e tem o objetivo de colaborar para a difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos, de acordo com a sustentabilidade regional.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: