2014/03/08

Greve dos garis chega ao fim no Rio de Janeiro

A greve dos garis chega ao fim no Rio de Janeiro, após reunião de acordo entre a comissão dos trabalhadores e representantes da prefeitura no TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro). A Prefeitura do Rio de Janeiro aceitou a contra proposta de salário-base de R$ 1.100 e tíquete alimentação diário de R$ 20. Os garis se comprometeram a retornar ao trabalho ainda neste sábado (8).

O chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Teixeira, disse que a negociação encerra esse episódio e a "ressaca do Carnaval". "Decidimos aceitar [o acordo] para botar uma pá de cal nessa situação porque entendemos que os garis são um símbolo para nossa cidade", afirmou.

O prefeito Eduardo Paes deve fazer um anúncio oficial ainda neste sábado.

O acordo coloca fim à paralisação nos serviços de coleta de lixo que já durava 8 dias.

Mais cedo, durante a primeira parte da reunião de conciliação no TRT, o chefe da Casa Civil afirmou que se os garis retomassem o trabalho imediatamente, nenhum funcionário da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) seria demitido.

Negociação

Segundo Pedro Paulo Teixeira, a negociação foi difícil porque "há limites" para o orçamento da prefeitura. "Mas a Comlurb é tão importante que não podemos abrir mão de investir nela", afirmou. "Nós vamos investir o que for preciso, apertar aqui, acolá, para que o nosso gari fique satisfeito".

A comissão dos garis e representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro vão assinar um aditivo no acordo fechado com os sindicatos, com os novos valores. Esse acordo será protocolado ainda neste sábado.

Nenhum comentário: