2014/03/02

Entrega do Oscar neste domingo põe fim à disputa mais acirrada em anos

"12 Anos de Escravidão", "Gravidade" e "Trapaça" são favoritos à estatueta da Academia; veja todos os concorrentes

Este ano, buscar ajuda de especialistas para completar o bolão do Oscar será tarefa mais difícil do que o normal. Nem mesmo os mais experientes analistas parecem estar certos de suas apostas sobre quem vai levar o prêmio principal na cerimônia deste domingo (2), que põe fim à uma das mais acirradas disputas pela estatueta.

Três filmes são considerados favoritos: "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen, "Gravidade", de Alfonso Cuarón, e "Trapaça", de David O. Russell. Com menos chances, mas também na disputa, estão "Capitão Phillips", "Clube de Compras Dallas", "Ela", "O Lobo de Wall Street", "Nebraska""Philomena".

Em geral, Hollywood chega à noite do Oscar com um consenso definido, e baseado principalmente nas premiações realizadas antes, que indicam o caminho que a Academia deve seguir. Este ano, porém, as prévias mais atrapalharam do que ajudaram.
 
"Trapaça" ganhou o prêmio do Sindicatos dos Atores (SAG) e o Globo de Ouro de comédia; "12 Anos Escravidão" levou o Globo de Ouro de drama, o Bafta e o Sindicato dos Produtores (PGA) - este em um empate com "Gravidade", o primeiro em 25 anos de premiação. Cuarón também triunfou no Sindicato dos Diretores (DGA), enquanto os roteiristas, com regras diferentes da Academia, ficaram com "Capitão Phillips" e "Ela".
 
A última vez em que o cenário pareceu tão embolado foi em 2004, quando o PGA foi para "O Aviador", o SAG para "Sideways - Entre Umas e Outras" e o DGA para "Menina de Ouro". Ainda assim, naquele ano o filme de Clint Eastwood parecia bem à frente dos demais, impulsionado pela força de uma história comovente que entrou na corrida pelo Oscar nos 45 minutos do segundo tempo. 
 
Desta vez, pode-se dizer que "12 Anos de Escravidão" parece apenas um pouco mais forte do que seus concorrentes. Em tese, tem tudo o que a Academia adora: história comovente e relevante, inspirada em acontecimento real e liderada por um norte-americano tido como herói. Mas as fortes cenas de violência e tortura podem ter desestimulado grande parte dos votantes a sequer ver o filme.
 
"Trapaça" é o concorrente mais leve e divertido, e pode ter a seu favor o apoio dos atores, maior braço da Academia, que deu indicações a todos os quatro artistas principais. No entanto, ficou atrás nas prévias, já que o SAG costuma ser menos confiável como indicador do Oscar do que o DGA e o PGA.
 
"Gravidade" tem os dois prêmios no currículo, bem como o provável apoio dos setores mais técnicos da Academia (editores de som, diretores de fotografia etc). Porém, luta contra as estatísticas: nenhum filme de ficção científica ou em 3D ganhou o Oscar até hoje, e o último que levou a estatueta principal sem indicação para o roteiro foi "Titanic", em 1998.
 
Saiba mais em :

Nenhum comentário: