2012/10/29

Furacão Sandy deve chegar à Costa Leste dos EUA em breve, diz agência

29 de outubro - Um barco bate em pedras em Island City, no bairro do Bronx em Nova York.
Librado Romero/The New York Times

Centro da tempestade está a 35 km de Atlantic City, em Nova Jersey

Inundações já tomam áreas costeiras, e há milhares sem energia elétrica.

O furacão Sandy, que promete ser a maior tempestade da história dos EUA, está "avançando rápido" em direção à costa dos estados de Nova Jersey e Delaware e deve chegar ao continente por volta das 20h locais (22h do horário brasileiro de verão), informou o Centro Nacional de Furacões no boletim das 19h locais.   Sandy deve chegar ao continente na categoria de "ciclone pós-tropical", com ventos máximos sustentados reduzidos para 140 quilômetros por hora.

Essa classificação significa que a tempestade ainda tem ventos com a força de um furacão, mas com as caracteríticas de um ciclone tropical, segundo a agência americana.

A tempestade está a 35 quilômetros ao sul de Atlantic City, no estado americano de Nova Jersey, de acordo com o boletim.

Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe na semana passada, já eram sentidos, com inundações e fortes ventos, além de caos nos transportes e blecautes localizados.

As autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade, que tem o potencial de ameaçar vidas.

A população das regiões afetadas já estava em alerta.

Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada até pelo menos terça-feira.

Nova York tinha o aspecto de uma verdadeira cidade-fantasma nesta segunda.

Pelo menos 300 mil residências do estado de Nova York ficaram sem eletricidade na tarde desta segunda devido à chegada do furacão, informou o governador Andrew Cuomo.

A expectativa pela tempestade também atrapalha a campanha presidencial dos EUA, a quase uma semana da votação de 6 de novembro que opõe o atual presidente Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney.

Na costa da Carolina do Norte, no domingo, a televisão mostrou imagens de ilhas que se estendem ao longo da costa varridas pelos ventos, pela chuva e pelo mar agitado. As montanhas de West Virginia podem ficar cobertas com um metro de neve.

Nova Jersey e Delaware ordenaram a retirada de moradores da região costeira que corre o risco de inundações.

Obama pediu aos seus compatriotas que levem "muito a sério" o perigo e disse que Sandy vai ser uma tempestade "grande e poderosa".


A rede de transporte público na cidade de Nova York - metrô, ônibus, trens - parou de operar domingo antes da chegada do furacão.

Além disso, milhares de voos domésticos e internacionais foram cancelados no domingo e na segunda, principalmente nos aeroportos de Nova York, Washington e Filadélfia.

A Suprema Corte dos EUA decidiu cancelar suas sessões marcadas para terça, postergando-as para quinta.

Os escritórios do governo federal também devem ficar fechados nesta terça.

De Washington a Nova York, os moradores e funcionários das redes de transporte empilhavam sacos de areia para proteger suas propriedades das inundações anunciadas, enquanto filas eram formadas diante dos supermercados para estocar alimentos.

G1
Atualizado em 29/10/2012 21h21

Nenhum comentário: