2012/10/16

Cooperativas de crédito crescem 86% em três anos

De 2009 a 2012, as cooperativas de crédito tiveram crescimento expressivo nos seguintes indicadores: ativos (86%), depósitos (108%) e operações de crédito (65%). Embora a participação destas organizações no mercado financeiro nacional ainda seja pequena (2,4%), o impacto socioeconômico é grande: 76% dos empréstimos estão abaixo de R$ 5 mil. Os números foram apresentados durante o encontro sobre “O papel das cooperativas de crédito no desenvolvimento socioeconômico da Paraíba”, realizado sexta-feira (5), em João Pessoa.


A história, as estatísticas atuais e as perspectivas do setor foram apresentadas pelo diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. “Só em depósitos, houve aumento de 32% das cooperativas contra 11% dos bancos, no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. Mas a concentração bancária ainda é muito alta – os cinco maiores bancos detêm 77,7% do mercado atualmente”, revelou. Segundo ele, são desafios do setor: ampliação da atuação nas regiões metropolitanas, aglutinação das cooperativas em um só sistema e oferta de produtos competitivos.

O gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, destacou o papel social do setor. “Talvez o nosso impacto financeiro seja tímido, mas o impacto social é muito maior. Se não houvesse cooperativas de crédito, os mais de cinco milhões de sócios brasileiros pagariam cerca de R$ 3 bilhões a mais de juros por ano. Por isso o cooperativismo de crédito promove desconcentração de renda porque a gente deixa de mandar esse dinheiro para os banqueiros”, frisou.

Apesar deste diferencial, o superintendente de Gestão Estratégica do Bancoob, Cláudio Halley, lembra que ainda é preciso convencer a população de que o cooperativismo de crédito é um bom negócio. “Nós queremos expandir o cooperativismo de crédito e para isso as cooperativas precisam ter coalizão de comando e pessoal bem preparado. Estou certo que depois do dia de hoje podemos esperar grandes surpresas do cooperativismo de crédito do Nordeste”, afirmou.

Fonte: Sistema OCB/PB em 10/10/2012
c/ed.

http://cooperativismodecredito.com.br/news/2012/10/cooperativas-de-credito-crescem-86-em-tres-anos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CooperativasDeCreditoNoBrasilENoMundo+%28Cooperativas+de+Cr%C3%A9dito+no+Brasil+e+no+Mundo%29

Nenhum comentário: