2009/02/27

Novas eleições

Sete municípios terão novas eleições neste domingo

Mais de 76 mil eleitores de sete municípios brasileiros deverão voltar às urnas neste domingo (1º/3) para escolher prefeito e vice-prefeito. As novas eleições, que devem ocorrer em cidades de quatro Estados brasileiro, foram marcadas após os candidatos vitoriosos terem seus registros negados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
As eleições devem ocorrer nos municípios de Amarante do Maranhão, Bacabeira, Centro Novo do Maranhão e Vila Nova dos Martírios, no Maranhão; Braço do Norte, em Santa Catarina; Amajari, em Roraima e Patu, no Rio Grande do Norte.
O Plenário do TSE aprovou o envio de força federal para os municípios maranhenses de Centro Novo do Maranhão e Amarante do Maranhão.
Dez cidades já realizaram eleições suplementares referentes ao pleito de 2008, oito em 2009 e duas ainda em 2008. Além dos sete municípios que realizam eleições neste domingo, outros 14 já estão com eleições confirmadas e previstas para serem realizadas até o final do mês de março.

Confira os candidatos e os motivos da convocação de novas eleições nos sete municípios:

Amarante do Maranhão- Com 21.492 eleitores, a cidade realiza novo pleito em função do indeferimento do registro do primeiro colocado nas eleições de 2008 para prefeito, Gildásio Chaves Ribeiro, pela desaprovação das suas contas quando prefeito de Fortaleza dos Nogueiras. Os candidatos nesse novo pleito em Amarante são Miguel Marconi Duailibe Gomes (PHS) e Adriana Luriko Kamada Ribeiro (PV).

Bacabeira- O candidato a vice-prefeito Martinho Castro Ducarmo Ferreira teve o registro indeferido em função da desaprovação das suas contas quando presidente da Câmara de Vereadores do mesmo município. Esta decisão alcançou, também, o candidato a prefeito José Venâncio Correa Filho, já que a chapa é una e indivisível. Os 9.182 eleitores de Bacabeira escolhem entre os candidatos José Venâncio Corrêa Filho (DEM) e Olga Maria dos Santos Pereira Calvet (PV).

Centro Novo do Maranhão- O candidato a prefeito de Centro Novo do Maranhão (8.099 eleitores), Domício Gonçalves da Silva, teve seu registro indeferido pelo TSE por inelegibilidade, tendo em vista que ele assumiu a prefeitura daquele município, na condição de vice-prefeito, por 60 dias nos seis meses que antecederam a eleição de 2004, o que representaria um terceiro mandato como prefeito se ele assumisse em 2009. Disputam o cargo de prefeito em Centro Novo Arnóbio Rodrigues dos Santos (PDT) e Pedro Teixeira Vieira (PMDB).

Vila Nova dos Martírios- O TSE indeferiu o registro de candidatura de João Moreira Pinto, candidato em Vila Nova dos Martírios. Ele teve suas contas desaprovadas pelo TCE, nos exercícios financeiros de 1999 a 2004, quando exercia o cargo de prefeito municipal.Em Vila Nova dos Martírios, estão na disputa ao cargo de prefeito municipal Wellington de Sousa Pinto (PR) e Edival Batista da Cruz (PSDB). A cidade tem 5.641 eleitores.

Braço do Norte- No município catarinense, que tem 20.149 eleitores, a Justiça Eleitoral decidiu não diplomar os candidatos eleitos em 2008, após a confirmação pelo TSE da decisão de indeferimento da candidatura de Ademir da Silva Matos, que obteve 62,60% dos votos válidos. O candidato tinha contra si uma sentença criminal condenatória transitada em julgado na Justiça Comum de Santa Catarina em virtude da prática de crime contra a administração pública. Os candidatos para o cargo de prefeito de Braço do Norte são Evanisio Uliano (PP) e Zalene Niehues Matos (PMDB).

Amajari- Em Amajarí (4.121 eleitores), o candidato mais votado para o cargo de prefeito, Hugo Cabral de Macedo Filho (PDT), foi presidente da Câmara de Vereadores do município e teve as contas relativas a esse período rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Os candidatos são Paulo Rodrigues Wanderley (PSDB) e Rodrigo Mota de Macedo (PPS).

Patu- No município de Patu (7.875 eleitores), o candidato Ednardo Moura (PSB), que obteve mais de 53% dos votos válidos em outubro de 2008, teve seu pedido de registro de candidatura indeferido após o pleito, já que as prestações de contas de verbas federais foram reprovadas pelo TCU. Concorrem à prefeitura do município potiguar Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB) e Evilásia Gildenia de Oliveria (PSB).

Uol
Última Instância

Nenhum comentário: