2016/05/14

Sicoob Cred Rio Norte inaugura segunda agência em São Francisco do Itabapoana

Carlos Grevi

Centenas de moradores e representantes da comunidade participaram na sexta-feira, 13 de maio, da inauguração da segunda agência do Sicoob Cred Rio Norte em São Francisco do Itabapoana. A cooperativa, que já operava no distrito de Praça João Pessoa, passa a atuar agora na área central da sede do município.

O evento teve início no final da tarde e contou com a apresentação do grupo de estudantes da região que participam do projeto “Art Lata”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, envolvendo escolas estaduais e municipais. O “show” acabou encantando os presentes, e levou o consultor do Sicoob Cred Rio Norte, Neilton Ribeiro da Silva, a anunciar a “adoção” do grupo, que deverá passar a contar com o apoio da cooperativa, o que será discutido em breve. Também foi exibido um vídeo que retratou o crescimento do Sicoob Cred Rio Norte, agora Sicoob Fluminense, uma vez que obteve autorização do Banco Central para atuar em todo o estado do Rio de Janeiro.

Cooperativismo de crédito 

Além de toda a diretoria e membros dos conselhos administrativo e fiscal, delegados e colaboradores do Sicoob Cred Rio Norte, estiveram presentes à inauguração o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB Rio, Marcos Diaz; o vice-Prefeito de São Francisco do Itabapoana, Amaro Barros, representando o prefeito Pedrinho Cherene; a secretária de Promoção Social do município Dayse Teixeira; os vereadores Cláudio Viana e Patrícia Cherene; o gerente regional da Firjan, Luiz Mário Concebida, o diretor da Garantinorte,  Jorge Luiz Silva; o presidente do Sindicato Rural, Júnior Terra e o representante da Emater-RJ, Marcelo Erbas, além de dezenas de integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

Entre os que se pronunciaram publicamente – Vera Lúcia Almeida, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cred Rio Norte; Gil Menezes, diretor presidente; Marcos Diaz, presidente da OCB-Rio; o vice-Prefeito Amaro Barros e o consultor do Sicoob Cred Rio Norte, Neilton Ribeiro da Silva, todos foram unânimes em destacar o crescimento do Sicoob Cred Rio Norte e seu positivo envolvimento com a comunidade, assim como as vantagens de se utilizar o cooperativismo de crédito como alternativa ao sistema bancário/financeiro tradicional. Para se ter uma ideia do avanço do setor no país, o percentual da população brasileira a fazer parte de uma cooperativa de crédito aumentou, de 2012 até agora, 27 por cento, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, durante reunião ordinária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, em Brasília.

Hoje o Sicoob Cred Rio Norte, além de única cooperativa de crédito de livre admissão, é a quarta maior cooperativa de crédito ligada à Central Rio, e a maior do estado do Rio de Janeiro em extensão territorial. A instituição, com sede em Campos dos Goytacazes já ultrapassou a marca dos seis mil associados, e espera alcançar em pouco tempo o mesmo sucesso de movimento que atingiu na agência de Praça João Pessoa, que veio cobrir uma lacuna na região em relação à cobertura por agências bancárias.

Na área central, a agência de São Francisco do Itabapoana está em local estratégico, instalada na avenida Edenites da Silva Viana, 139, ao lado do ponto das vans.

Nenhum comentário: