2016/05/24

Campos: Laudo confirma morte de irmãs por meningococcemia, diz Polícia Civil

Irmãs morreram com quatro horas de diferença após parada cardíaca.
Polícia Civil recebeu o laudo do IML do Rio de Janeiro.

A Polícia Civil confirmou nesta terça-feira (24) que a causa da morte das duas irmãs de 1 e 6 anos em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi por meningococcemia. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro confirmou a suspeita da Secretaria Municipal de Saúde. As irmãs morreram entre os dias 11 e 12 deste mês com quatro horas de diferença após ambas sofrerem parada cardíaca.

De acordo com o delegado que investiga o caso, Luís Maurício Armond, a linha de investigação vai seguir e agora a polícia vai poder trabalhar respaldada. “Agora que foi confirmado a meningococcemia vamos investigar com mais calma, porque precisávamos saber a 'causa mortis'. Vamos investigar como foi feito o atendimento. Pode ter havido negligência? Pode. Pode ter tido problemas com os medicamentos? Pode. Mas isso nós vamos investigar”, declarou ao G1.

As meninas, que moravam no bairro Custodópolis, apresentaram um quadro de febre e vômito e foram levadas para o Hospital Geral de Guarus (HGG) onde foram atendidas e liberadas. Mas horas depois, as duas voltaram a apresentar os sintomas e a família as levou para a UPA, onde as duas morreram.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde e aguarda posicionamento.

De acordo com o HGG, Ana Vitória Cândido Silva, de 1 anos e 10 meses, deu entrada às 15h55, e Joyci Cândido Silva, de 6 anos, deu entrada 17h12. O hospital disse que ambas foram atendidas, medicadas e ficaram em observação, mas estavam sendo acompanhadas por médicos diferentes. Elas foram liberadas com quadros clínicos estabilizados e ambas sem febre, segundo a unidade.

A coordenação da UPA disse, através de nota, que a paciente Ana Vitória deu entrada na unidade às 21h07 de quarta em parada cardiorrespiratória. A unidade informou que foram feitas manobras de ressuscitação, mas a menina não resistiu.

Joyci deu entrada na UPA à 1h05 desta quinta apresentando quadro de febre, vômito e fraqueza, de acordo com a UPA. A unidade disse que menina foi submetida a exames de sangue que apresentaram resultados sem nenhuma alteração. Joyci foi medicada e permaneceu em observação até as 5h, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela também foi submetida a manobras de ressuscitação, mas morreu.

Também através de nota, o HGG informou que a direção está levantando os prontuários com os atendimentos e junto à epidemiologia municipal, vai investigar as causas das mortes. A expectativa da Saúde é o caso seja elucidado em 15 dias.

Stella Freitas
Do G1 Norte Fluminense

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2016/05/laudo-confirma-morte-de-irmas-por-menincococcemia-diz-policia-civil.html

Nenhum comentário: