2016/03/08

Governo do RJ anuncia que vai atrasar pagamento de servidores

Depósito deveria ser feito nesta quarta-feira, mas será efetivado na sexta.
Em comunicado, governo pediu 'compreensão' dos servidores.

O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (8) que vai adiar pra sexta-feira (11) o pagamento dos servidores, aposentados e pensionistas. Pelo novo calendário, o depósito deveria ser feito nesta quarta-feira.

No comunicado, o governo pede a compreensão dos servidores e informa que o atraso se deve ao “agravamento da crise financeira fluminense, provocada pelo aprofundamento da desaceleração da economia brasileira, recuo nos investimentos da Petrobras e queda nos preços do petróleo”.

Mais cedo, o governador Luiz Fernando Pezão disse, antes de se reunir com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em Brasília, que “está difícil” pagar o salário dos servidores neste mês.

"Aguardo ajuda aqui de Brasilia, que a gente vem negociando. Mas com recursos nossos, se tudo der certo, a gente paga até sexta-feira", declarou.

Pezão foi a Brasília fechar últimos pontos para alongar dívidas com a União. Ele afirmou que o Rio de Janeiro Estado não tem como "sobreviver" sem a renegociação das dívidas com a União.

Renúncia fiscal

 Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sugere que a crise financeira do Rio de Janeiro tem como causa fundamental a renúncia fiscal somada ao aumento da dívida pública. Relatório do órgão mostra que entre 2008 e 2013 o estado deixou de arrecadar R$ 138 bilhões em ICMS de empresas e que, depois de abrir mão da receita, pediu dinheiro emprestado, aumentando a dívida entre 2010 e 2015.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/governo-do-rj-anuncia-que-vai-atrasar-pagamento-de-servidores.html

Nenhum comentário: