2016/03/10

Entidades alertam governo sobre 'onda de violência' contra jornalistas

Abert, Abratel, Aner e ANJ se reuniram com ministro nesta quinta-feira.
Em nota, associações cobraram adoção de medidas pelo governo.

Representantes das associações das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), de Rádio e Televisão (Abratel), de Editores de Revistas (Aner) e de Jornais (ANJ) se reuniram nesta quinta-feira (10), no Palácio do Planalto, com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, para manifestar “preocupação” com a “crescente onda de violência” contra profissionais da imprensa e veículos de comunicação.

Segundo assessores do ministro, um dos fatos que motivou o encontro desta quinta entre Edinho Silva e as associações foi a hostilização a jornalistas na semana passada, em São Paulo. Na última sexta (4), dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado pela Polícia Federal para prestar depoimento, movimentos de apoio ao petista hostilizaram profissionais da imprensa que acompanhavam atos organizados em defesa de Lula.

Em nota divulgada na manhã desta quinta, na qual informaram sobre o encontro com Edinho Silva, as entidades cobraram que o governo adote medidas para garantir a segurança e o “livre exercício” da atividade jornalística no país, “um dos pilares da democracia”.

O encontro entre as associações e o ministro, responsável pela interlocução do governo com os veículos de comunicação, começou por volta das 16h no Planalto. Após a reunião, o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, afirmou haver um "equívoco", em que profissionais de comunicação são vistos como protagonistas do processo político. "Não são [protagonistas]. [...] Simplesmente reportam os fatos à sociedade brasileira", disse.

"Nós temos visto uma escalada de violência nos últimos dias, em que profssionais têm sido agredidos, emissoras invadidas. E no dia de ontem uma equipe foi mantida refém por mais de meia hora no Paraná, sob ameaças do MST. Isso, no nosso entendimento, é inadmissível, atenta contra estado de direito, liberdade de imprensa e liberdade de expressão", completou.

Matéria completa em:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/entidades-alertam-governo-sobre-onda-de-violencia-contra-jornalistas.html

Nenhum comentário: