2016/03/03

Dilma tentou interferir na Lava Jato e Lula, na fuga de Cerveró, diz Isto É

A presidente Dilma Rousseff tentou interferir na Operação Lava Jato, segundo delação do senador Delcídio do Amaral, publicada pela revista Isto É desta quinta-feira e adiantada pelo jornalista da Band e também colunista da revista Ricardo Boechat. Segundo ele, Dilma conversou com auxiliares e nomeou ministros para tribunais superiores – principalmente o STF (Superior Tribunal de Justiça) – favoráveis às teses das defesas de acusados, em uma tentativa de ajudar empreiteiras e políticos alvos da força-tarefa.

Delcídio foi preso na Operação Lava Jato e solto há menos de um mês, mas antes prestou depoimento a PF (Polícia Federal). O ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva também foi citado na delação. De acordo Delcídio, Lula foi o responsável por marcar a conversa entre ele e o filho de Nestor Cerveró, Bernardo.

A reunião foi gravada e gerou a prisão do petista, que prometeu influenciar o STF (Supremo Tribunal Federal) e até ventilou que Cerveró poderia fugir do país. Delcídio do Amaral chegou a dizer publicamente para outros senadores que não tinha feito qualquer acusação no depoimento a PF.

Gravações das reuniões, feitas pelo filho de Cerveró, Bernardo, mostram ele, Edson Ribeiro e Delcídio mencionando tentativas de influenciar decisões dos ministros do STF (Superior Tribunal de Justiça) para interferir no julgamento do habeas corpus do ex-diretor, para anular depoimentos de delação premiada, além de um plano de fuga.

Em outro trecho, o senador discutia o suposto plano de fuga de Cerveró. "Hoje eu falo, por que eu acho que o foco, o seguinte, tirar, agora a hora que ele sair tem que ir embora mesmo".

Em um desses, realizado em um hotel em Brasília no dia 4 de novembro de 2015, teria sido discutida a possibilidade de uso de habeas corpus para que Nestor Cerveró fosse colocado em liberdade. Nesse mesmo encontro, os participantes teriam tratado também da possibilidade de fuga de Cerveró para o Paraguai.

De acordo com a delação de Delcídio, Lula teria sido o mentor desses encontros.

http://www.revistavoto.com.br/site/noticias_interna.php?id=6573&t=Dilma_tentou_interferir_na_Lava_Jato_e_Lula_na_fuga_de_Cervero_diz_Isto_e

Nenhum comentário: